Idõ  4 óra 38 perc

Koordináták 1037

Uploaded 2020. január 15.

Recorded január 2020

-
-
314 m
147 m
0
1,7
3,4
6,72 km

Megtekintve 270 alkalommal, letöltve 11 alkalommal

közel Beja, Beja (Portugal)

Com os dias ainda pequenos e a atmosfera incerta, apostamos, em finais e inicio de ano, em percursos urbanos por cidades históricas.

Beja não nos ficou indiferente, assim como os nomes que lemos em fachadas e desdobráveis: “Pax Júlia” e “Lidador”, a primeira em honra do acordo de paz assinado entre Roma e os Lusitanos e que remonta à fundação da cidade e a segunda referindo-se a um dos protagonistas das festas tauromáquicas.

Tínhamos em mente começar o percurso junto do Castelo, mas neste dia da semana (sábado) realiza-se o mercado tradicional junto às muralhas, sendo difícil estacionar aí a viatura, pelo que começamos por visitar a Ermida de Santo André, aproveitando o curto espaço de tempo que mantém as portas abertas para a visita (das 10:00h até às 13:00h), sendo fácil por aqui o estacionamento.

Desta bonita Ermida rumamos em passo acelerado ao Castelo, primando pela visita em primeiro lugar da sua Torre de Menagem, face ao horário de encerramento para almoço (12:00h às 14:00h).

Muito próximo fica a Catedral de Beja (Igreja de Santiago Maior), de onde partimos pelo núcleo histórico, delineando um percurso circular que, no regresso, passa pelo coração da cidade.

Para o final e depois de já termos concluido e gravado a trilha, passamos pela Rua de D. Dinis, perpendicular ao Castelo, e entramos pela porta gradeada que dá acesso ao pátio que leva à pequena Capela de Nossa Senhora da Piedade, que se recomenda também visitar, e que acolhe no seu interior o rico retábulo que foi da igreja do Convento de São Francisco.
Vallási helyszín

Ermida de Santo André

Nunca foi usada para o culto e de acordo com a tradição local, a Ermida de Sto. André foi fundada em 1162 pelo rei D. Sancho I, para comemorar a hipotética conquista da cidade aos mouros. (Aberta de terça a sábado das 10h às 13h)
Vallási helyszín

Igreja de Santo Amaro

Aqui podemos apreciar as peças que constituem o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja, mas infelizmente encontra-se encerrado aos sábados e domingos. ( abre de segunda a sexta: 9h30–12h30/14h00–17h00)
Kút

Fonte (Mercado da Reforma Agrária)

Waypoint

Arco Romano 'Portas de Évora'

Monumento Nacional, integrado no castelo medieval, no exterior da alcáçova.
Vallási helyszín

Pátio que dá acesso à Capela de Nª Sra da Piedade

A Capela de Nª Sra da Piedade era destinada a ser um templo de orações de humildes romeiros e penitentes que subiam àquela altura para recolhimento. (aberto todos os dias: 09:30 - 12:30 e 14:00 - 18:00)
Vár

Castelo e Torre de Menagem

No Castelo destaca-se a bonita Torre de Menagem, de arquitetura militar gótica, com quase quarenta metros de altura, que nos obriga a vencer os 183 degraus até atingirmos o topo, de onde se tem uma vista privilegiada. (castelo: 09h30-12h30 e 14h00-18h00) (torre: 09h30-12h00 e 14h00-16h30)
Emlékmű

Casa do Governador (Posto de Turismo e Museu Jorge Vieira)

Localizado no interior do recinto do Castelo, onde funciona no piso térreo o Posto de Turismo e no piso superior um espaço destinado a receber exposições.
Vallási helyszín

Igreja de Santiago Maior (Catedral de Beja)

Construída em estilo maneirista (movimento artístico que se desenvolveu na Europa), a sua origem remonta ao século XIV.
Waypoint

Centro Social do Lidador (Toureiro)

Waypoint

Pormenor do Percurso

Romok

Arco das Portas de Avis

Waypoint

Terreirinho das Peças (Miradouro)

Largo que se localiza no centro histórico, próximo das antigas judiaria e mouraria da cidade medieval.
Emlékmű

Cantaria classificada de interesse municipal

Emlékmű

Cantaria classificada de interesse municipal

Waypoint

Caixa de Correio

Tunnel

Tunel sob casario

Vallási helyszín

Igreja de Santa Maria da Feira

Das igrejas mais antigas de Beja, remontando ao período visigótico (séc.VII). Destacam-se no seu interior os altares de talha dourada e a "Árvore de Jessé", figurando a genealogia de Cristo.
Emlékmű

Fachada da residência de estudantes

Emlékmű

Cantaria classificada de interesse municipal

Waypoint

Portas de Moura e Graffiti

Uma das várias entradas históricas da cidade
Vallási helyszín

Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz

Igreja do século XVII com características maneiristas, mas cujo interior sofreu profunda influência do barroco, em finais do século XVII. Foi-nos dito que o seu interior é rico e muito bonito, mas infelizmente as suas portas já se encontravam fechadas neste dia. (segunda a sexta - 9:30 às 12:30 e 14:30 às 18:00) (sábados - 9:30 às 12:30)
Picnic

Jardim da Mouraria

Vallási helyszín

Igreja do Salvador

Com traça primitiva do período gótico, foi erigida nos limites da antiga mouraria, devendo-lhe ter cabido importante papel de evangelização da população não cristã de Beja. (Encontrava-se de portas fechadas e não conseguimos confirmar o seu horário)
Vallási helyszín

Passos da Via Sacra (estilo maneirista)

Elementos de arquitectura religiosa, inseridos nas fachadas de alguns edifícios, destinados a representar a via-sacra de Cristo.
Emlékmű

Janela de Rótulas ou adufas de madeira

Exemplar único de uma janela de adufas (tabuinhas) de madeira.
Tunnel

Túneis sob casario

Vallási helyszín

Convento de Nª Sra. da Conceição (Museu de Beja)

Monumento Nacional, fundado por ordem dos primeiros duques de Beja. Atualmente, encontra-se ali instalado o Museu Regional de Beja (Museu Rainha D. Leonor). (terça a domingo: 9h30-12h30 e 14h00-17h15)
Waypoint

Cine-Teatro Pax-Julia

Waypoint

Bonita fachada do edificio dos Serviços de Águas e Saneamento

Kút

Parque e Fonte com Repucho

Park

Jardim Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Vallási helyszín

Convento São Francisco - Capela dos Túmulos

Antigo convento franciscano do século XIII, agora Pousada Convento de Beja, mas visitável. (de segunda a domingo, solicitar autorização para a visita na recepção da Pousada)
Waypoint

Azulejos

Waypoint

Pastelaria Restaurante - Luis da Rocha

Nas portas de Mértola, escolhemos este café antigo e cheio de história, situado numa rua onde se concentra o comércio tradicional (aqui ainda resistem as drogarias antigas).
Waypoint

Azulejos

Tunnel

Túnel entre casario

Emlékmű

Janela Manuelina

Exemplar do estilo manuelino na Rua Dr, Afonso Costa.
Emlékmű

Pelourinho

Reconstruído no século XX segundo o modelo original que terá sido mandado fazer por D. Manuel após a concessão do foral da Leitura Nova em 1521.
Waypoint

Arcadas Manuelinas

Arcadas manuelinas na Praça da República (construção século XVI).
Vallási helyszín

Igreja da Misericórdia

Monumento Nacional. Erguida no século XVI a mando do Infante D. Luís, trata-se de um edifício único no panorama da arquitectura portuguesa. Atualmente está ao serviço dos artesãos, para exporem os seus trabalhos. (segunda a domingo: 09h00 ás 18h00)
Vallási helyszín

Igreja de Nª Sra dos Prazeres e Ermida de Santo Estevão

Construída no século XVII, seguindo a arte maneirista portuguesa, possui uma impressionante cenografia interior, já dentro do espírito barroco. Para nós, esta foi a mais surpreendente, pela beleza e riqueza do seu interior. (terça a sábado: 14h30 ás 18:30)
Tunnel

Arco dos Prazeres

De finais do século XVI e princípios do século XVII, constituído por arco pleno.
Waypoint

Azulejos

Kikötõhely

Fim

Hozzászólások

    You can or this trail