ldrlulio

Moving time  8 óra 11 perc

Idõ  2 nap 20 óra 5 perc

Koordináták 5137

Uploaded 2018. április 25.

Recorded április 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
2 801 m
1 510 m
0
7,3
15
29,1 km

Megtekintve 2301 alkalommal, letöltve 240 alkalommal

közel Lamins, Minas Gerais (Brazil)

A Travessia Serra Fina é considerada uma das mais difíceis do Brasil devido a sua extensão, ganho e perda de elevação e pela escassez de água durante o seu trajeto.
Duas das 10 maiores montanhas do Brasil fazem parte dessa travessia: A Pedra da Mina com 2.798m a qual é considerada a 4ª maior montanha do Brasil e o Pico dos 3 Estados com 2.665m sendo a 10ª montanha mais alta do país.

Dia 0 (22/04/18) - Caminhada de 30 minutos da base até a Toca do Lobo para o pernoite. Local escolhido para facilitar o início da travessia no dia seguinte.

Dia 1 (23/04/18) - Saída da Toca do Lobo às 6h30min rumo ao Alto do Capim Amarelo, chegamos no cume às 10h30min onde descansamos, nos hidratamos e comemos. Partida às 11h30min rumo à Pedra da Mina, porém no meio do caminho o tempo virou e a chuva nos pegou de surpresa junto com o vento que só a Serra Fina sabe ter, decidimos pernoitar no Camping da Cachoeira Vermelha onde chegamos às 17h30min.

Dia 2 (24/04/18) - Saída da Cachoeira Vermelha às 5h30min rumo ao Cume da Pedra da Mina onde chegamos às 7h00min para contemplar as maravilhas da redondeza. Depois de assinar o livro do cume e fazer muitas fotos, às 8h30min iniciamos a descida ao Vale do Ruah rumo ao Pico dos 3 Estados, alcançando o cume às 15h30min onde decidimos pernoitar para podermos contemplar o pôr do sol e o nascer do sol no outro dia.

Dia 3 (25/04/18) - Saída dos 3 Estados às 7h30min rumo ao Pierre para o término da travessia. Chegamos à BR-354 às 13h30min onde o nosso resgate nos aguardava.

Realmente chegamos a conclusão de que Serra Fina é uma das mais difíceis do Brasil, mas com um bom planejamento é sim possível conquista-la.

Nós nos vemos Na Trilha da Aventura!
fénykép

Toca do Lobo

fénykép

Acampamento

fénykép

Água

fénykép

Acampamento

fénykép

Acampamento

fénykép

Cume do Alto do Capim Amarelo

fénykép

Maracanã

fénykép

Acampamento SQN

fénykép

Acampamento

fénykép

Água Rio Claro

fénykép

Acampamento

fénykép

Cume da Pedra da Mina - 2798m

fénykép

Vale do Ruah

fénykép

Charco

fénykép

Rio Bonito

fénykép

Último ponto de água

fénykép

Acabou o Vale do Ruah

fénykép

Acampamento

fénykép

Mirante

fénykép

Cupim de Boi

fénykép

Bambuzal

fénykép

Camping

fénykép

Cume do Pico dos 3 Estados

fénykép

Ombro dos 3 Estados

fénykép

Camping

fénykép

Subir Direita

fénykép

Bandeirantes

fénykép

Camping

fénykép

Camping

fénykép

Alto dos Ivos

fénykép

Água

fénykép

Sítio do Pierre

fénykép

Casa Sr. Sebastião

11 hozzászólás

  • Fénykép stenanni

    stenanni 2018.05.02.

    Boa Tarde!
    ótimas demarcações parabéns!Será de muita ajuda
    Você fez com gps? (wikiloc pelo cel?)Qual época que voce fez? porque tive informações que não teríamos nenhum ponto de agua no caminho. O percurso é bem demarcado? tem totens? estou pensando em ir agora no feriado de CorpusChrist, época de seca. Tem pedreiras estilo Marins? Existe pontos da trilha sem trilha rs ?Tem trechos técnicos com risco de vida?Aguardo Obg!

  • Fénykép ldrlulio

    ldrlulio 2018.05.09.

    Boa tarde, fizemos nos dias 23 a 25 de abril de 2018. Seguimos o tracklog com o Wikiloc. Existem pouquíssimos pontos de água, um deles é na Toca do Lobo logo no início da travessia, o próximo ponto é próximo de um camping bem antes do Capim Amarelo, daí temos a Cachoeira Vermelha e o Rio Claro antes do pé da Pedra da Mina e no Vale do Ruah temos o último ponto de água antes de chegarmos próximo ao Pierre. Existem alguns totens durante o percurso, porém é muito fácil se perder em alguns pontos. Existem poucos trechos técnicos, porém toda a travessia deve ser feita com muita atenção e cuidado. Aconselho ir com alguém que já conheça e com o tracklog. Qualquer dúvida pode me dar um grito. Abraços...

  • Fénykép stenanni

    stenanni 2018.05.09.

    Muito obrigada!!!

  • Fénykép ldrlulio

    ldrlulio 2018.05.10.

    Disponha!

  • Fénykép Allan Neto

    Allan Neto 2018.05.20.

    Serra fina não é para qualquer um mesmo. Parabéns Lúlio pelo planejamento e aos companheiros Banhuk e Dila pelo companheirismo.

  • Fénykép Rodrigo AGC

    Rodrigo AGC 2018.06.05.

    I have followed this trail  ellenőrzött  View more

    Bem gravado, me ajudou muito.
    Obrigado!

  • Fénykép aluisiocardoso

    aluisiocardoso 2019.01.09.

    Obrigado por compartilhar este tracklog! Seguem algumas dúvidas...
    Alguém do grupo já conhecia a trilha? Pela experiência de vocês quantos litros de água é aconselhável carregar a partir de cada ponto de reabastecimento? Sabe dizer se todos os pontos de água são permanentes, independente da estação/chuvas ? Abraços!

  • Fénykép JJJAY

    JJJAY 2019.09.05.

    Parabéns, excelente resumo. Pretendo fazê-lo em maio de 2020, estou estudando a trilha e farei sem guia, assim como fiz Petrô x Terê. Rsrsrs Planejamento, preparação determinação e garra!

  • Fénykép aluisiocardoso

    aluisiocardoso 2019.09.05.

    JJJAY também pretendo fazê-la sem guia. Talvez só faça depois de vc. Quem fizer primeiro traz um feedback aqui depois! rs..

    Tb fiz Petrô x Terê nesse esquema, eu e minha namorada. Foi bem tranquila, só uma pequena confusão ao descer da Pedra do Sino já à noite, em direção ao segundo abrigo. Não sei se Serra Fina vai na mesma tranquilidade. Os totens na PxT facilitam bem, praticamente dispensam o Wikiloc durante o dia. Pontos de água e chuvas não previstas tb me preocupam na Serra Fina.

    Aguardemos o primeiro!

  • Fénykép ldrlulio

    ldrlulio 2019.10.29.

    Fala galera, existem alguns pontos de água que podem coletar durante o ano todo, um na Toca do Lobo logo no início, outro na Cachoeira Vermelha que fica próxima da Pedra da Mina e o último ponto no Rio Verde que fica no Vale do Ruah. Os outros pontos são incertos e depois do Ruah o próximo ponto é quase no término da travessia. Qualquer coisa me gritem. Estarei levando um povo em maio/2020 até a Pedra da Mina via Paiolinho.

  • Fénykép Edézio Silva

    Edézio Silva 2020.02.03.

    Alô galera, sou de Floripa, estamos estudando a possibilidade para fazermos em maio começando em uma segunda feira, eu e a esposa. Também fizemos PxT sem guia, em dois dias e meio.
    Alguma recomendação para essa data?

You can or this trail