Idõ  6 óra 28 perc

Koordináták 889

Uploaded 2020. október 20.

Recorded október 2020

-
-
1 955 m
1 386 m
0
1,4
2,8
5,52 km

Megtekintve 76 alkalommal, letöltve 0 alkalommal

közel Cuevas del Valle, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"


CRESTA DEL ALTO DE LOS MONTESES


Escalada peculiar na Serra de Gredos, mais precisamente na parte alta do Vale das Cinco Villas, Sierra de Villarejo (Maciço Oriental de Gredos), de acessos curtos - cerca de 40min, que se desenvolve quase sempre por placas compactas, com 650m de aresta e 300m D+.

Necessita apenas de noções básicas de escalada ou progressão por arestas, sendo a dificuldade máxima apresentada numa pequena secção de IV+ (Waypoint: Canalizo y Techo), depois a dificuldade é reduzida a IIIº no resto da via. Não deixa de ser imprescindível o uso de corda, no nosso caso fizemos a via em “ensamble” do principio ao fim, e uso de algum material: Conjunto de friends, cintas express e mosquetões.



O percurso começa no estacionamento em Puerto del Pico, junto ao restaurante LA PARADA DEL ARRIERO. Seguimos o PR-AV37 através de terreno bastante fácil, sem grandes declives e com caminho bem sinalizado de pedra solta, que em apenas 1 km nos leva ao Chozo de la Majada del Tío Manteca na encosta Noroeste do Torozo.

Na Majada del Tío Manteca deixamos o PR para continuar pelo caminho de pé posto à direita e seguir em direção a Albujea até à base oeste do Gran Diedro, extremo oeste de Torozo. Atravessamos o pequeno Arroyo del Puerto e continuamos até ao Mirador Piedra de Nacho, seguindo o trilho chegamos à base do flanco oeste de La Albujea, inicio da via.

A via começa por um Canal (IIIº) localizado à esquerda das primeiras vias de La Albujea. Depois de terminar o canal inicial (após aproximadamente 50m de escalada), flanqueamos para a esquerda para ganhar outro canal-diedro que nos deixa sob o teto visível do solo Canalizo y Techo (IV+), secção mais difícil da via. A forma mais fácil de o ultrapassar é pela esquerda, utilizando uma laje que forma uma pequena chaminé e nos deixa num canal plano que se transforma, após 50m, num terreno escalonado que nos leva ao topo da aresta Cresta del Alto de los Monteses.

Uma vez na aresta, continuamos por fissuras e canais planos, com boas possibilidades de proteção, até ao cume de La Albujea. Continuamos com o destrepe pela vertente norte e terreno evidente e escalonado até à fenda visível que nos separa da próxima secção. Uma vez na fenda, continuamos a progressão por um novo Canalizo, depois subimos à aresta e assim alcançamos o Alto de los Monteses (1956m).

A descida realiza-se voltados para Norte, que inicialmente tende para a esquerda e depois para a direita, para nos deixar num terreno confortável. Depois, só temos de seguir para norte por um caminho de pé posto, marcado por mariolas (evitando zonas com vegetação), para encontrar o caminho do PR-AV37 que vem desde o Torozo. Caminho óbvio e bem marcado, com um desnível notável sobretudo nos primeiros metros de descida que nos leva de volta à Majada del Tío Manteca e de regresso ao ponto de partida.





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

PARKING PUERTO DEL PICO

Waypoint

CHOZO DE LA MAJADA DEL TÍO MANTECA

Waypoint

MIRADOR PIEDRA DE NACHO

Waypoint

INICIO VÍA

Waypoint

CANAL (III)

Waypoint

CANALIZO Y TECHO (IV+)

Waypoint

CRESTA DEL ALTO DE LOS MONTESES

Waypoint

CANALIZO

Waypoint

ALTO DE LOS MONTESES (1956M)

Waypoint

MAJADA DEL TÍO MANTECA

Hozzászólások

    You can or this trail