Idõ  2 nap 3 óra 58 perc

Koordináták 23720

Uploaded 2016. december 21.

Recorded december 2016

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 529 m
-5 m
0
177
354
707,06 km

Megtekintve 18057 alkalommal, letöltve 766 alkalommal

közel Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Caminho Velho completo, feito em dezembro de 2016 (após uma semana de fortes chuvas), a bordo de um Suzuki Grand Vitara 2002, original (somente com pneus AT). Sol durante a maior parte da rota, com chuva apenas no fim do segundo dia (na Serra da Mantiqueira). Dirigimos somente durante o dia, finalizando sempre no começo da noite. Dormimos o 1º dia em Tiradentes e o 2º em Passa Quatro.

Recomendado para qualquer viatura 4x4 ou para os que desejam fazer de moto (trail ou big) no modo "light". No período chuvoso é essencial que a viatura possua caixa reduzida. Na seca acredito que qualquer 4x4 passe.

Muita terra em MG, muito asfalto em SP e muitas curvas no RJ.

Tentamos ao máximo passar pelo trajeto original fornecido pelo Instituto Estrada Real, mas alguns trechos só são transponíveis a pé, de bike ou moto (estilo trail ou bigtrail). Listamos os trechos intransponíveis (todos informados por waypoints):
1 - "Suvaco da Glaura", entre São Bartolomeu e Glaura;
2 - Fazenda em Pequeri, porteira trancada, acesso permitido somente a pé, cavalo ou bike;
3 - Plantação de eucalipto após Lagoa Dourada, não sabíamos se havia estradas no trecho (provavelmente a passagem era por trilha), então entramos na primeira saída à esquerda após o marco;
4 - Saída de São João del Rei, saímos pela BR-265 e seguimos até Rio das Mortes pelo asfalto, já que é preciso cruzar o dique de uma represa (não há informação de estrada no trecho);
5 - Trecho entre Santana do Capivari e Itamonte, próximo a granja. Não é possível seguir pela estrada que leva a Cachoeira do Coura, já que não há passagem para cruzar o rio.
6 - Garganta do Embaú, não é possível descer pela trilha até o final;
7 - Após Passa Vinte, seguir pelo asfalto, já que a ponte de acesso a Vila Embaú caiu e não é possível cruzar rio.

Diversas cidades, distritos e povoados pelo caminho, quase sempre com sinal de celular, não há um trecho que seja totalmente "isolado". Dá pra ser feito tranquilamente em uma viatura, desde que a mesma esteja em boas condições e não prestes a dar pau.

A velocidade média gira em torno de 25-30km/h, 3 dias é o mínimo possível para fazer a rota e pouco se aproveita pelo caminho. Reserve mais tempo, ao menos 4 dias (sem contar a volta). Com muita chuva durante o percurso considere uma velocidade média menor. Na região sul de Minas a terra vira um barro liso com chuva, atenção nos aclives e declives (que são muitos!).

Dentro das cidades "maiores" os marcos da Estrada Real somem, o melhor é se orientar pelo tracklog nesses trechos. Lembrando que o trajeto foi feito saindo de Ouro Preto, caso o faça no sentido contrário, tenha em mente que há algumas mudanças, principalmente pelas questões de retorno e mão/contramão, mas nada que prejudique a navegação.

Alguns trechos offroad são bem interessantes e requerem alguma técnica/experiêcia, são eles:
1- travessia de córrego após São Brás do Suçuí, as margens são formadas por uma terra bem mole, tivemos que fazer algumas tentativas pra sair de lá;
2- trecho de fazenda após Rio das Mortes, não há um caminho "batido", atenção com os pequenos camaleões, um pequeno trecho erodido e os buracos (perdemos a saia lateral da viatura em um desses buracos);
3- trecho entre Cruzília e Baependi, passa por alguns circuitos de mountain bike, com direito a algumas descidas com diversas erosões e valas;
4- trecho entre Caxambu e São Lourenço, com direito a algumas subidas com solo bem pedregoso.

O Caminho Velho é uma excelente roteiro com atrativos históricos e naturais, sem falar nas paisagens exuberantes, principalmente na região da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Para os que preferem o offroad mais intenso, o ideal é fazer a rota nos meses chuvosos, principalmente com previsão de chuva pelo caminho. Para os que desejam aproveitar os atrativos naturais, o ideal é fazer nos períodos de estiagem.

Obs: há uma balsa que faz a travessia entre Caquende a Capela do Saco. De acordo com o IER a mesma funciona de 7 as 12 e de 14 as 17:45. Mais infos pelo tel: (35) 3327-1081

View more external

Divisa MG/SP
Ponte caída antes da Vila Embaú, trecho intransponível para veículos.
Para voltar à Estrada Real
Prove o rocambole de Lagoa Dourada
Risco de atolamento
Entrar à direita
Retorno com segurança adiante
Na saída de SJdR, deixar a Estrada Real e seguir pela BR-265 até Rio das Mortes.
Retorno a Estrada Real
Entrar para Rio das Mortes
Relevar o marco da Estrada Real. A fazenda está com entrada restrita para veículos, seguir pelo asfalto até a ponte sobre o Rio Paraopeba
Relevar o marco da Estrada Real, seguir para Itamonte pela ponte. O caminho pela Estrada Real segue mais alguns km's e termina num pasto, nas proximidades de um rio que, por enquanto, é intransponível para veículos 4x4 (somente motos).

71 hozzászólás

  • Fénykép gweber

    gweber 2017.04.19.

    Bacana o relato, também vi seu blog. Parabéns pelas descrições. Estamos com um projeto de mapeamento da ER no OSM https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Caminhos_Hist%C3%B3ricos#Estrada_Real, os seus comentários serão bem importantes para os nossos planejamentos.

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2017.04.19.

    gweber,
    interessante o projeto! se precisar tirar alguma dúvida em relação aos caminhos, estou a disposição. recentemente concluí o trecho dos diamantes e o de sabarabuçu

  • Fénykép italosanss

    italosanss 2017.05.22.

    Bom dia, farei o caminho velho em agosto de 2017, sera minha primeira experiencia na estrada real, irei de moto, esse caminho que você compartilhou é fácil?
    Também quero seguir o mais original possível...
    Durante o percurso encontramos postos de combustíveis geralmente de quanto em quanto tempo?

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2017.05.22.

    italosanss,
    pela época que você pretende ir, será um trajeto bem tranquilo, vai encontrar só poeira pela frente. Agora, se quiser seguir o mais original possível, tem alguns desvios em que moto passa e carro não, mas a dificuldade aumenta um pouco.
    Sobre postos de combustíveis é tranquilo, todas as cidades possuem, você só não vai encontrar nos povoados e distritos pequenos. Se você ficar sem combustível durante a rota, é porque esqueceu de abastecer... rs
    Boa viagem!

  • Fénykép gweber

    gweber 2017.05.23.

    italosanss

    Nós terminamos de inserir todo o Caminho Velho no OpenStreetMap, https://www.openstreetmap.org/relation/6743607, a maior parte foi usando as planilhas disponíveis no site o Instituto Estrada Real. Usando um aplicativo como o http://osmand.net/ você pode ter todos os mapas você sem necessidade de conexão internet.

  • Fénykép gweber

    gweber 2017.05.23.

    o link ficou errado: https://www.openstreetmap.org/relation/6743607

  • Fénykép italosanss

    italosanss 2017.05.23.

    Muito obrigado pelas informações, vamos fazer de tudo para não ficar sem combustível...kkkkk...
    Eu e minha esposa estamos contando os dias para esta viagem, com certeza a paisagem é muito bonita...


  • Fénykép Paulo Toscano Souza

    Paulo Toscano Souza 2017.07.17.

    Hélio, fiz o caminho em Dezembro 2016 em uma Defender90 saindo do Casa Branca (Pq do Rola Moça), passando todo caminho por terra e iniciando a ER entre São Bras du Suaçui. Da para fazer o caminho de Lagoa Dourada de carro até Tiradentes e de São João del Rey até Rio das Mortes dá pra fazer por terra, mas é necessário ter pelo menos dois carros e com guincho, pois tem um trecho com uma trilha mais difícil. Da para abortar essa trilha, retornando ao asfalto e fazer apenas um pedaço por terra. NO fim do ano volto para termiar o caminho em Paraty, já que tive um problema no freio em São Lourenço e não arrumei a peça. Excelente seu relato, parabéns !!!

  • Fénykép Paulo Toscano Souza

    Paulo Toscano Souza 2017.07.17.

    Esse ponto da ER é top demais. Cheio de valas e com chuva fica muito top de fazer https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/estrada-real-caminho-velho-ouro-preto-x-paraty-15871380#wp-15871403/photo-9934167

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2017.07.17.

    Paulo Toscano Souza,

    bom ter essas informações! Estou com planos de fazer novamente a rota, só que de moto. Aí dá pra ter uma ideia melhor desses caminhos que abortamos. No mais, espero que consiga cumprir o trajeto da próxima vez. Ah, como você deve apreciar uma boa trilha, pretendemos seguir até Cunha e de lá pegar um caminho alternativo que desce pra Ubatuba, tendo em vista que boa parte do trecho final da ER está asfaltado/calçado (mas de qualquer forma os cenários são incríveis). Boa viagem!

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2017.07.17.

    Paulo,
    era esse trecho que você comentou? Realmente é um dos mais interessantes. Como o tempo estava chuvoso, pegamos um bocado de barro neste pasto. Boas lembranças rs https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/estrada-real-caminho-velho-ouro-preto-x-paraty-15871380#wp-15871403/photo-9934167

  • Fabio Almeida 2017.08.04.

    Boa tarde Pessoal,
    É possível fazer esse caminho com um carro de passeio comum?
    Obrigado.

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2017.08.04.

    Fabio Almeida,
    não diria que é impossível, mas essa rota possui alguns trechos bem difíceis para carros de passeio. Talvez na seca seja possível, mas eu recomendo abortar os pontos críticos indicados na descrição.

  • Fabio Almeida 2017.08.04.

    Obrigado pela informação Hélio!

  • Fénykép William Rosa

    William Rosa 2017.09.04.

    Encerramos o Caminho dos Diamantes este ano (fizemos uma parte ano passado). Ano que vem faremos o Caminho Velho, até Paraty. Temos um Suzuki Jimny (4x4). Boas dicas.

  • Fénykép AndreChiarelli

    AndreChiarelli 2017.09.30.

    I have followed this trail  ellenőrzött  View more

    Segui esse mesmo trajeto de moto
    Fiz em 3 dias!
    Show!!

  • marcelobrce 2018.01.09.

    Muito bacanas os relatos, farei a ER em abril de 2018, em um Grand Vitara 4x4. Não consegui salvar os arquivos .GTM do site da ER no meu Garmin Nuvi, alguma dica?

  • Fénykép Marcos Uzeda

    Marcos Uzeda 2018.01.25.

    Fiz essa no início de janeiro/2018. Sai de Carrancas . Primeiro dia dormi em Passa 4. Cheguei em Paraty à noite, mas evita ter dormido em Cunha, antes de Paraty, para descer a serra durante o dia. Segui o mapa sem dificuldades. No estado de SP sem dificuldade alguma. E em Minas passei sem dificuldades. Passeio tranquilo.

  • netinho pires 2018.01.31.

    Oi Helio, não estou conseguindo seguir, acho que não sei mexer nesse aplicativo, sai do Serro ontem dormi em ouro preto e hoje peguei seu mapa. Não rolou, me deixa dica aí. Estou em Entre Rios de Minas. Obrigado.

  • Fénykép GiraMundo Aventura

    GiraMundo Aventura 2018.04.02.

    Fiz seu track no sentido inverso, de Paraty para Ouro Preto, no geral deu tudo certo os únicos pontos onde tivemos problemas foram dentro das cidades por causa das mãos das ruas mas ainda assim foi fácil de solucionar.
    Parabéns pela aventura e obrigado por compartilha-la!

  • Fénykép GiraMundo Aventura

    GiraMundo Aventura 2018.08.21.

    I have followed this trail  View more

    Track muito bom!
    Fiz seguindo no sentido contrário (Paraty - Ouro Preto) e o único problema que tive foram as contra-mãos nos centros das cidades, algo que já era esperado por estar seguindo no sentido invertido.
    Se quiserem ver um pouco de como foi minha aventura seguindo esse track assistam aos vídeos que produzi durante a viagem pelo link abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=cn-lKgtmk44&list=PLWrnwgNPr0bpdwhU7gGjvSnC4KTomQtad

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.08.22.

    Olá GiraMundo Aventura,
    pra quem faz no sentido contrário tem esse detalhe dos trechos urbanos. Mas também tem uma facilidade: os totens foram colocados no sentido Paraty x Ouro Preto, então fica mais fácil de se orientar por eles. Quem começa de Ouro Preto pode ter alguma dificuldade de se orientar pelos totens em alguns pontos.

    Obrigado pelo feedback.

  • oriental_center 2018.09.05.

    Você citou Passa Vinte em seu comentários, mas Passa Vinte não faz parte da estrada Real? Estou perguntando porque moro perto e se tiver algo sobre isto ficaria feliz em conhecer

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.09.05.

    O Passa Vinte a que me refiro é um povoado ou bairro pertencente a Cruzeiro-SP. Sei que em MG tem um município com esse nome, a Estrada Real não passa por ele. Se você estiver falando do povoado, é só dar um zoom na região próxima a Cruzeiro e Vila do Embaú. Bons ventos.

  • oriental_center 2018.09.05.

    Muito obrigado Hélio pelo esclarecimentos, estou falando da cidade Passa Vinte, e não do povoado que eu nem sabia, valeu, vou até lá ver pra conhecer, mas uma vez agradeço a sua atenção

  • cesarlamm 2018.10.01.

    Estou planejando fazer esse track de Ouro Preto até Aparecida, em janeiro/19, de Compass 4x4, alguém fez o caminho de 4x4, recentemente? Pretendo fazer numa semana, para curtir as cachoeiras e povoados do interior, dicas são bem vindas. Abraço, César.

  • Alan Frota 2018.10.17.

    Pretendo fazer os trechos caminho dos diamantes e caminho velho em 2019, a bordo de uma nova ranger 4x4. Provavelmente no mês de julho. Alguma orientação importante?

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.10.17.

    Alan Frota,

    somente o que está na descrição mesmo. Se quiser mais detalhes basta acessar o link:
    https://caminhosdomato.blogspot.com/2017/01/estrada-real-caminho-velho.html

  • Flávio Pinto 2018.11.05.

    Olá Hélio, temos planos de fazer este percurso saindo em 26/12/2018, ou seja debaixo de muita chuva.A viatura e um Troller com pneus originais, acredita que poderemos ter problemas?Desde já obrigado!

  • Flávio Pinto 2018.11.05.

    A propósito se houver casais com os mesmos planos e se interessarem por fazermos juntos será um prazer.

  • Fénykép Marcos Uzeda

    Marcos Uzeda 2018.11.05.

    Achei o caminho muito tranqüilo de fazer. O WIKILOC está perfeito.
    Mas não acho legal fazer qualquer trilha sozinho.
    Vê se consegue um companheiro e levem rádio de comunicação.

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.11.06.

    Olá Flávio,

    como disse o Marcos, o caminho é realmente muito tranquilo. Fizemos num Grand Vitara (modelo antigo) e não tivemos qualquer dificuldade. Se chover bastante no período, a única questão é que vai ter alguns trechos de estrada escorregadios, mas isso é só diversão num 4x4.

    Sobre fazer sozinho, não vejo problema. É praticamente um estradão a maior parte do tempo, além de que você sempre está passando por alguma cidade ou vilarejo. E muitos trechos tem cobertura telefônica. Bom passeio!

  • Flávio Pinto 2018.11.06.

    Meu obrigado ao Marcos e ao Hélio pela atencao!

  • drjoaomarcel 2018.11.06.

    E aí galera ! Alguém anima seguir essa track fim do ano passar ano novo na praia ? Estou indo com minha noiva devemos sair dia 26/12/2018.

    Se alguém animar chama no WhatsApp 31987984852

  • Flávio Pinto 2018.11.06.

    Olá bom dia, fiz o convite alguns comentários acima TB, temos o msm plano.Meu tel 31 99922 7380, faça contato pra desenvolvermos a ideia.Abc.

  • Fénykép Paulo Toscano Souza

    Paulo Toscano Souza 2018.11.06.

    Flávio, fiz a parte da ER partindo de Casa Branca, por dentro (evitando a BR040) , até Tiradentes. Neste caminho você sai em Entre Rios de Minas e por lá já segue pela ER até seu destino final. Fiz em NOvembro de 2016, inclusive melhor época, sem poeira e muita muita chuva. Zero risco e você sempre está perto de fazendas, cidades menores, etc. POde ir tranquilo e na fé. Bom caminho. Segue um videozinho que fiz.
    https://www.youtube.com/watch?v=gfz1C1AC_r0

  • Fénykép Rodrigo S Domingues

    Rodrigo S Domingues 2018.11.14.

    I have followed this trail  View more

    Muito fácil de seguir, bem descrita a trilha e uma excelente vista

  • Flávio Pinto 2018.11.14.

    Em que época do ano vc a fez Rodrigo?

  • Fénykép Gustavo_SB

    Gustavo_SB 2018.11.19.

    Olá Hélio,
    Chegou a fazer a viagem somente com uma viatura? é tranquilo de fazer, já que não possuo guincho?
    Parabéns pelo BLOG!

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.11.19.

    Olá Gustavo,
    fomos em uma viatura somente. O trajeto é bem traquilo, não há trechos de "trilhas", a maior parte é por estradinhas vicinais, algumas em melhores e outras em piores condições. Neste período de chuva pode ter muito barro, mas qualquer 4x4 com reduzida vence com facilidade. Guincho é desnecessário.

  • Fénykép Zorzetto

    Zorzetto 2018.12.08.

    Gustavo gostei vou usar como referencia, agora em Janeiro de 2019.

  • FrancisCipó 2018.12.11.

    Também vou em janeiro 19, usando a log do Hélio. Vou de tr4 original

  • Fénykép Zorzetto

    Zorzetto 2018.12.12.

    Grande Cipó quase que coincidiu nossa viagem pois vou iniciar a Expedição no dia 13/01/2019 e devo chegar em Paraty no dia 21/01/2019. Depois vou passar por aí para trocar algumas informações.
    Vou usar a trilha do Gustavo como referencia.

    Abraço e boa viagem.

  • FrancisCipó 2018.12.12.

    Obrigado, Boa viagem!

  • FrancisCipó 2018.12.12.

    Zorzetto, você já definiu suas paradas?

  • Fénykép Zorzetto

    Zorzetto 2018.12.12.

    Sim vou te mandar pelo whatts

  • Fénykép Pioi de Trilha 4x4

    Pioi de Trilha 4x4 2018.12.15.

    Pretendo fazer em Março 2019 usando seu log. Muito boa explicação!

  • Allan Dutra 2018.12.17.

    Bom dia Helio,
    Gostaria de saber se esse caminho feito por vocês, nele também passaram por pontos de carimbos no passaporte da ER?

  • FrancisCipó 2018.12.17.

    Você consegue os carimbos nas cidades por onde passa, em estabelecimentos credenciados. No site da Estrada Real, você encontra a relação.

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.12.17.

    Allan,
    acredito que o FrancisCipó tenha respondido sua dúvida. Não tenho como te dar maiores detalhes pois não tenho o passaporte da ER.

  • Fénykép Zorzetto

    Zorzetto 2018.12.18.

    Correto Allan nas principais cidades você tem alguns pontos de carimbo, mas tem que se inscrever no www.instituroestradareal.com.br para solicitar o seu passaporte.

    Abraço

  • Fénykép Edmir Malveze

    Edmir Malveze 2018.12.22.

    Vou subir pra Diamantina dia 26/12 e descer para Paraty a partir do dia 28/12/28....alguém indo nessa data ?

  • Fénykép Zorzetto

    Zorzetto 2018.12.22.

    Edmir boa viagem, vamos no dia 13/01/2019, você fez reserva de hoteis ou vai na raça. kkkkkk

  • Fénykép Edmir Malveze

    Edmir Malveze 2018.12.22.

    Vou subir pra Diamantina dia 26/12 e descer para Paraty a partir do dia 28/12/28....alguém indo nessa data ?

    Fiz reservas ...vou andar na media de 150km por dia....

  • Fénykép Edmir Malveze

    Edmir Malveze 2018.12.22.

    Estou de TR4 pneus BF AT....algum conselho ?

  • drjoaomarcel 2018.12.22.

    edmir vamos sair em 3 troller original dia 26-12 de ouro preto
    mas vamos seguir direto pra paraty , estamos calculando rodar em media essa km mesmo
    se animar de ir
    whatsap 31987984852

  • andrdm 2018.12.26.

    Vou fazer esta trilha num Troller 2012 pneus originais, mas nunca usei este aplicativo. Precisa pegar a versão paga para seguir a trilha ou na versão gratuita eh possível?

  • FrancisCipó 2018.12.26.

    Apenas paga

  • pedro.dibe 2018.12.28.

    Helio, em tempos de seca, vc acha que um Duster 4x2 faria o trajeto tranquilamente?

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2018.12.30.

    Pedro,

    eu acredito que mais de 99% pode ser feito num veículo 4x2 no período da seca. Se tiver algum problema vai ser algo bem pontual.

  • Fénykép Arlindo_F_Neto

    Arlindo_F_Neto 2019.01.04.

    Hélio, parabéns pela trilha, estou seguindo ela sem problemas até agora. Parei hoje (4/1/19) em Congonhas e amanhã pretendo chegar em Tiradentes.

  • andrdm 2019.01.05.

    I have followed this trail  View more

    Fiz apenas alguns trechos, pois a chuva excessiva nos fez abortar boa parte por precaução. Foi muito fácil seguir, exceto nos trechos de cidade nos quais algumas ruas eram contra mão. Mas nada que não fosse rapidamente resolvido. Parabéns!

  • Fénykép Sérgio Rossi Júnior

    Sérgio Rossi Júnior 2019.01.10.

    Alguém indo na ultima semana de fevereiro/19? Ouro Preto para Paraty... estou com um grand vitara 2010 4x4 original, consegue passar nesta rota?

  • Fénykép rodriguesrodolfo

    rodriguesrodolfo 2019.01.22.

    Alguém pretendendo fazer o rolê de moto durante o carnaval??? Parada obrigatória em Luminárias e Ouro Preto

  • Fénykép David Reis - PU2DAV

    David Reis - PU2DAV 2019.01.23.

    I have followed this trail  ellenőrzött  View more

    Trilha bem feita. É só seguir.

  • Fénykép eduardopmamede

    eduardopmamede 2019.02.27.

    Sérgio, eu irei. Devo chegar em Ouro Preto no Sábado de Manhã

  • Fénykép Zorzetto

    Zorzetto 2019.02.27.

    Bom passeio Eduardo.

  • Fénykép eduardopmamede

    eduardopmamede 2019.02.27.

    Valeu Zorzetto!!!

  • Fénykép myung lee

    myung lee 2019.03.06.

    Fiz esse trajeto em começo de Fevereiro. Segui de jeito que traçado e tudo deu certo. Como choveu pouca coisa, estrada era tranquila fora só alguns trecho. Pelo que vejo no tempo de estiagem carro de passeio pode fazer com um pouco de cuidado. Agradeço pra Helio Jr o autor desse tracklog.

  • Fénykép Hélio Jr

    Hélio Jr 2019.03.07.

    Myung Lee, agradeço pelo feedback. Bons ventos!

  • FrancisCipó 2019.03.10.

    Bacana demais! Esse fórum aqui já é quase um grupo whatsapp 4x4!!! Se alguém estiver aprontando expedições por aí, me chama 31 99828-8210... abraços

You can or this trail