Letöltés

Szintemelkedés

189 m

Nehézségi szint

Könnyû

lefelé

1 217 m

Max elevation

2 271 m

Trailrank

58

Min elevation

1 234 m

Trail type

One Way

Idõ

4 óra 39 perc

Koordináták

1066

Uploaded

2020. szeptember 13.

Recorded

szeptember 2020
Be the first to clap
Share
-
-
2 271 m
1 234 m
12,66 km

Megtekintve 270 alkalommal, letöltve 26 alkalommal

közel Formigal, Aragón (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"


TREKKING 3000 IBONES - SARRIO

3000 IBONES é um trekking circular nos Pirenéus, transfronteiriço e em etapas, que abrange um território montanhoso espetacular: o vale de Tena (Sallent e Panticosa) e o Circo del Ara nos Pirenéus Aragoneses e os vales Ossau e Arrens, Marcadau e Gaube no lado Francês. O circuito integral, de 7 etapas, 102kms e um acumulado positivo de 6715m, leva-nos a descobrir o espetacular território protegido dos Pirenéus com uma das maiores concentrações de lagos de montanha (Ibones), sob grandes picos como o Balaïtous ou o Vignemale.

Existem diferentes modalidades o que nos permite optar por um circuito à “medida” da disponibilidade e/ou preparação física dos participantes. Há modalidades circulares de 6, 5, 4 ou 3 dias para conhecer uma parte desse fantástico território repleto de grandes picos e ibones, podendo o ponto de partida variar em função da modalidade escolhida: Lac de Fabrèges, Soques ou Baños de Panticosa.



No nosso caso, em que aos dias do circuito, temos de acrescentar dois dias da viagem, e como tínhamos realizado a MODALIDADE MARMOTA em julho, selecionamos desta feita a modalidade SARRIO que com o 3000 IBONES - MARMOTA, já realizado, completa o trekking INTEGRAL DOS 3000 IBONES. O circuito oficial está proposto em cinco etapas, mas é possível realiza-lo em quatro etapas, juntando a quarta e quinta etapa à semelhança da última etapa da modalidade integral dos 3000 Ibones. E foi o que fizemos, circuito em quatro etapas, com inicio em Fabrègés, em autonomia, devido às restrições nos refúgios pelo Covid-19. O circuito requer uma boa preparação física, devido à sua extensão e acumulado, principalmente se realizado em autonomia. Ter sempre em consideração as condições meteorológicas do dia, pois em alta montanha as mudanças são rápidas.

A modalidade SARRIO dos 3000 Ibones é um trekking de alta montanha, em 5 etapas, com saída de Fabrèges (Laruns, França), tem 50,5kms e um acumulado de 6906m (+3122m/-3784m). É uma espetacular travessia circular pelos domínios do Gran Balaïtous (Pico Moros), percorrendo os Valles de Ossau e Azun e o espetacular território de Respomuso e Arrémoulit cheio de grandes picos e ibones (lagos de montanha).

TRILHAS DAS ETAPAS
(1/5) EL VALLE DE OSSAU (FABRÈGES-MIGOUÉLOU)
(2/5) ARRENS Y LARRIBET (MIGOUÉLOU-LARRIBET)
(3/5) RESPOMUSO Y SUS IBONES (LARRIBET-RESPOMUSO)
(4/5) LOS IBONES DE ARRIEL (RESPOMUSO-ARRÉMOULIT)
(5/5) RUISSEAU D`ARRIOUS (ARRÉMOULIT-FABRÈGES)


TRILHA COMPLETA
3000 IBONES - SARRIO (4 DÍAS EN AUTONOMIA)

SITE OFICIAL
3000 IBONES TREKKING PIRINEOS





ETAPA 5
RUISSEAU D`ARRIOUS (ARRÉMOULIT-FABRÈGES)


Última etapa do trekking 3000 Ibones - Modalidade Sarrio. O circuito oficial está proposto em cinco etapas, mas observando que realizamos a quarta etapa em pouco mais de três horas, optamos por continuar, juntando a quarta e quinta etapa, à semelhança da última etapa da modalidade integral dos 3000 Ibones. Fizemos uma longa pausa para almoçar e recuperar forças, usufruindo dos serviços do refúgio d`Arrémoulit, enquanto contemplávamos a magnifica envolvência.


Lago e refúgio d`Arrémoulit

Após almoço retomamos o caminho. Depois de sair de Arrémoulit (2265m) passamos pelos Laquets d`Arrémoulit e quase sempre a descer seguimos em direção ao Lac Artouste. As panorâmicas do lago são magnificas, não chegamos a alcançar o Lac d`Artoust, fizemos um desvio à esquerda (2075m) para subir em ziguezague e em poucos metros chegar ao Col d'Arrious (2259m). Daqui quem quiser pode desviar-se alguns metros para contemplar o magnífico Lac d'Arrious.

Agora resta-nos uma longa descida pelo Ruisseau d'Arrious até Soques, contemplando o Midi d'Ossau, por uma das variantes do Caminho de Santiago no Vale de Ossau entre cabanas de pastores e exuberantes florestas.


Panorâmica de Midi d'Ossau

De Soques (1405m) continuamos a descer o vale através de uma típica paisagem pecuária dos Pirenéus franceses junto ao rio e prados pontilhados de quintas até chegarmos ao Lac de Fabrèges e ao estacionamento de Fabrèges (1250m) na Estação de Artouste, ponto de partida e ponto final deste espetacular trekking.


FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Realização: setembro 2020
Percurso: Refúgio d`Arrémoulit - Col d'Arrious - Soques - Fabrèges
Distancia: 12,7 km
Duração: 4h39min
Tempo em movimento: 3h07min
Tempo parado: 1h32min
Movimento médio: 4,10km/h
Acumulado positivo: 314m
Acumulado negativo: 1333m




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

REF. D'ARRÉMOULIT

Waypoint

LAQUETS D`ARRÉMOULIT

Waypoint

VISTA LAC D'ARTROUST

Waypoint

DESVÍO COL D'ARRIOUS

Waypoint

COL D'ARRIOUS

Waypoint

RUISSEAU D'ARRIOUS

Waypoint

QUEBE D`ARRIOUS

Waypoint

CAILLOU DE SOCQUES

Waypoint

CABANE DU CAILLOU

Waypoint

GAVE DU BROUSSET

Waypoint

CROMELECH

Waypoint

BLOCS PONT DE CAMPS

Waypoint

LAC DE FABRÈGES

Waypoint

PARKING FABRÈGES

Hozzászólások

    You can or this trail