Moving time  egy óra 6 perc

Idõ  egy óra 28 perc

Koordináták 579

Uploaded 2019. szeptember 15.

Recorded szeptember 2019

-
-
1 138 m
939 m
0
0,8
1,6
3,23 km

Megtekintve 11 alkalommal, letöltve 1 alkalommal

közel Retiro das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

Somente retorno
fénykép

Mirante

fénykép

Início da trilha

fénykép

Estacionamento

1 comment

  • Fénykép @marcones_faria

    @marcones_faria 2019.09.15.

    Formada pelas águas do Ribeirão Catarina (IBGE), a Cachoeira das Ostras localiza-se ao sopé das Serras da Calçada e da Moeda, distante aproximadamente 4 km de Casa Branca, município de Brumadinho, MG. Sendo uma cachoeira em área transitória, caracteriza-se por vegetação mediana em seus arredores, encravada no fundo de um vale. Sua queda é pequena em altura, porém possui um bom volume de água. Seu poço principal na medida aproximada de uns 3 x 10m varia de 30cm a uns 3m de profundidade, permitindo ficar embaixo da queda d'água e mergulhos. Em sua área de influência, o curso d'água forma outras pequenas corredeiras e poços abaixo, além de uma outra queda cerca de 100m abaixo da Ostra, que muitos chamam de Cachoeira da Pedra Furada.

    O principal acesso à esta Cachoeira tem como ponto de partida o bairro de Casa Branca. Também é possível acessá-la através do Condomínio Retiro das Pedras; além de uma outra variante mais ao Sul do próprio bairro de Casa Branca.

    A trilha mais utilizada sentido oeste-leste e apresentada acima sai de Casa Branca em frente a Igreja Católica local; cruza a Avenida Casa Branca e percorre a Alameda Canela de Ema que segue em direção ao Condomínio Cachoeiras da Aldeia. Entrar na segunda rua à esquerda, que é de terra e em aclive. Rapidamente essa rua passa a ser uma estradinha vicinal. A partir de um ponto que parece ser um antigo estacionamento (clareira no meio da capoeira) inicia a trilha, com a subida curta e íngreme de um morro, chegando a um Mirante. Após, segue leve declive e chega-se a uma descida sobre rochas mais íngreme; além de descida de alguns degraus, já chegando nas proximidades da Cachoeira.

    Para o trekker, o único local que pode gerar alguma dificuldade no acesso à Cachoeira das Ostras é um ponto de passagem entre a Pedra Furada (mais abaixo) e as Ostras (mais acima). Trata-se de uma rocha com um degrau elevado que força o visitante a se curvar ou a se escorregar por estreita passagem. Há até uma chapeleta de argola instalada no local, que possibilita eventual uso de cordas em descida/subida, facilitando o acesso. Entretanto, para se evitar passar no local basta que suba o leito do córrego que liga as duas cachoeiras, porém com água pela cintura; ou ainda, pela trilha ao se aproximar do obstáculo acima, suba a rocha anterior e desça pelo outro lado se equilibrando nas fendas.

    A classificação Fácil é para experientes. Para iniciantes e iniciados vai de moderado a difícil. Recomendo que, indo de carro, deixe o veículo no estacionamento da Igreja Católica em Casa Branca.
    Marquei o ponto do Forte de Brumadinho para facilitar localização e referências.

You can or this trail