Idõ  10 óra 23 perc

Koordináták 2389

Uploaded 2020. január 14.

Recorded január 2020

4,8
9,5

Megtekintve 123 alkalommal, letöltve 11 alkalommal

közel Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Relato do trajeto:

Saindo da portaria secundária do Parque Nacional da Serra do Cipó, também conhecida como portaria do Retiro, seguindo até a bifurcação onde da acesso ao conhecido Bambuzal. Mesmo em épocas mais secas, nesse trecho é necessário retirar os calçados para atravessar o rio Bocaina. Seguindo pelo leito outro lado do rio em uma trilha demarcada. Em um certo momento essa trilha toma sentido a sul em direção a serra das Bandeirinhas, em uma pequena subida, ganhando uma nova reta um pouco assim. Logo adiante atravessasse um outro curso de água, e em seguida iniciasse uma subida mais íngreme e longa. Nessa subida há mais dois pontos de água. Após o término dessa subida já é possível ouvir e um pouco mais a frente avistar a cachoeira Farofa de Cima.
Há uma bifurcação logo a frente que leva pela esquerda a parte alta, onde há vários poços pequenos e bonitos, e pela direita a parte baixa, onde há um grande poço e a queda da cachoeira Farofa de Cima. É possível explorar alguns poços mais abaixo a cachoeira, que também da uma linda visão a todo o complexo e ao vale onde corre o rio Mascate, na parte baixa do parque.
Para cachoeira Pedra Quadrada no córrego da Taioba, é necessário continuar seguindo na direção sul, em uma trilha demarcada até chegar no topo do pequeno morrote, onde essa trilha termina. Até um córrego de água límpida, existem alguns totens e um trilha bem discreta sobre a vegetação rasteira do espinhaço. Após esse córrego, começa uma leve subida, e em seguida uma leve descida sem trilha alguma entre pedras. Desse ponto já é possível se avistar a cachoeira e a pedra quadrada no seu topo. O próximo trecho é necessário bastante atenção, pois se adentra em uma mata fechada, em uma descida bem ingrime até o encontro com o córrego da Taioba. Em poucos metros cânion adentro, já é possível se banhar no grande poço da cachoeira Pedra Quadrada.

Observações importantes:
- Ida a cachoeira Pedra Quadrada só deve ser realizada por pessoas que sabem navegar com as informações repassadas nessa tracklog, e que tenham um bom grau de habilidade em terrenos severos e mata fechada.
- Exposição severa ao sol. Em todo trajeto quase não existem pontos de sombreamento algum.
- Não é necessário andar com muita água, pois existem vários pontos de abastecimento, todos marcados na tracklog.
(...)
Vízesés

Cachoeira Pedra Quadrada

Információ

Casa Dona Caetana

Dona Caetana
Risk

Perigo - mata fechada, siga a trilha ao sul

Perigo - Mata Fechada
Folyó

Rio

parkoló

Portaria do Retiro - Entrada secundária do PN da Serra do Cipó

Bambuzal

Travessia de rio Speed: 1,22 km/h Elevation: 799 m Time from start: 09:42:02 Distance from start: 17,15 km
kút

Córrego 01

Speed: 2,7 km/h Elevation: 811 m Time from start: 09:05:01 Distance from start: 16,17 km

Córrego 02

Speed: 3,67 km/h Elevation: 1136 m Time from start: 02:01:21 Distance from start: 6,31 km
Intersection

Esquerda parte alta Farofa de Cima, direita parte baixa

Speed: 4,55 km/h Elevation: 1188 m Time from start: 02:15:45 Distance from start: 7,16 km
Vízesés

Cachoeira Farofa de Cima

Speed: 0,9 km/h Elevation: 1170 m Time from start: 02:32:00 Distance from start: 7,62 km
kút

Córrego 03

Speed: 3,33 km/h Elevation: 1180 m Time from start: 07:06:49 Distance from start: 10,39 km
Risk

Início do trecho difícil (pular pedras e mata fechada)

Speed: 1,52 km/h Elevation: 1194 m Time from start: 04:35:46 Distance from start: 9,05 km