Edsesteves

Idõ  3 óra 11 perc

Koordináták 4226

Uploaded 2016. január 8.

Recorded január 2016

-
-
640 m
85 m
0
2,3
4,5
9,05 km

Megtekintve 4144 alkalommal, letöltve 76 alkalommal

közel Horto, Rio de Janeiro (Brazil)

Subida do Horto para a Pedra da Proa. A subida começa no IMPA, passa pelo Solar da Imperatriz, e segue pela trilha de terra que une o Solar até a Vista Chinesa. Esta trilha é usada também pelo pessoal da bike, que desce a trilha em bastante velocidade. Cuidado! A trilha é bastante enlameada e escorregadia em alguns trechos. Da Vista Chinesa até a Mesa do Imperador a subida é feita pelo asfalto. Da Mesa do Imperador, sobem-se os degraus de pedra até encontrar uma mureta. Da mureta em diante a trilha segue em terra. Observe a bifurcação à esquerda, que leva ao caminho mais direto e simples à Pedra da Proa, parte da Trilha Transcarioca. Mas o caminho natural parece ser para a frente!

E seguindo em frente chega-se a uma pedra com uma vista muito bonita, muito semelhante à vista da própria Pedra da Proa. Depois desta pedra o caminho segue muito inclinado, com lances de trepa pedra e trepa raiz quase verticais. É preciso cuidado neste trecho, pois o terreno não é muito firme, é muito arenoso. E um tronco de árvore óbvio para segurar com força está cheio de formigas gigantes! Este trecho termina em um cume intermediário, logo antes da Pedra da Proa, onde reencontra-se a Transcarioca.

Descendo um pouco, sobe-se novamente até um trecho com pedras e uma escada de ferro de cinco degraus encravada na rocha, no topo da qual se encontra a Pedra da Proa. Os degraus são desnecessários, dado que a rocha apresenta muitos degraus naturais.

Os mirantes naturais são na Vista Chinesa e na Mesa do Imperador, com vistas para o Corcovado, a Lagoa, Ipanema e o mar, na pedra entre a Mesa do Imperador e a Pedra da Proa, com vistas também para Botafogo e as praias oceânicas de Niterói, e na própria Pedra da Proa, com vistas também para a Pedra da Gávea, Agulhinha da Gávea e Pedra Bonita, se o tempo permitir.

A descida segue pelo caminho da Trilha Transcarioca até encontrar a Mesa do Imperador, e daí pelo asfalto até a Vista Chinesa. Da Vista Chinesa até o Horto o caminho segue o traçado da subida.

Parte do caminho da descida, entre a Pedra da Proa e a Mesa do Imperador, e entre a Vista Chinesa e a Bifurcação para a Cachoeira do Jequitibá, um pouco antes do Solar da Imperatriz, segue o traçado da Trilha Transcarioca, se beneficiando de sinalizações frequentes.
Intersection

Bifurcação Mesa do Imperador Pedra da Proa

Waypoint

Asfalto

Intersection

Bifurcação Pedra da Proa Pedra da Proa

O caminho à esquerda segue direto. O caminho em frente passa por um mirante.
Intersection

Bifurcação Parque da Cidade Vista Chinesa

Intersection

Bifurcação Vista Chinesa Cachoeira do Jequitibá

Vízesés

Cachoeira

Waypoint

Casa Laranja

Waypoint

Entrada do Solar da Imperatriz

Waypoint

Escada de pedra

Waypoint

Fim das casas no Solar da Imperatriz

Waypoint

Formigueiro

Waypoint

Formigueiro

panoráma

Mesa do Imperador

Waypoint

Mureta

panoráma

Pedra da Proa

panoráma

Mirante

Waypoint

Pedra grande à esquerda

Waypoint

Rampa para descida de bike

Waypoint

Rampa para descida de bike

Waypoint

Tronco no caminho

panoráma

Vista Chinesa

1 comment

  • Fénykép Paulo Spina

    Paulo Spina 2016.01.13.

    Quero fazer !!!
    https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedra-da-proa-11890264#wp-11890274/photo-7276528

You can or this trail