Idõ  6 óra 49 perc

Koordináták 1230

Uploaded 2017. október 5.

Recorded október 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
705 m
283 m
0
3,4
6,7
13,46 km

Megtekintve 1917 alkalommal, letöltve 85 alkalommal

közel Vila de Muros, Viseu (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O percurso realizado resulta da junção do PR1-Caminho do Prado com o PR2-Rota do Vale e um troço não marcado entre Tendais e o Prado. É um percurso circular com aproximadamente 14kms, com início e fim no Largo da Nogueira, aldeia de Vila de Muros (Cinfães). Seguimos pela estrada asfaltada até encontrar a sinalização de virar à esquerda, logo a seguir ao cemitério. Descemos por caminho de terra e calçada até à ponte de Covelas sobre o Bestança, passando a ponte seguimos pela esquerda em direção à aldeia de Covelas. Nestes primeiros metros passamos por diversos castanheiros onde íamos apanhando do chão castanhas e mesmo nozes de uma nogueira um pouco acima da ponte. Foi uma caminhada farta em castanhas e nozes!... Já em Covelas cortamos à direita e seguimos pelo caminho da Carreira Chã. Este caminho cruza dois ribeiros e desenvolve-se perto da margem direita do Bestança. Um pouco à frente, intersetamos o PR2-Rota do Vale o qual seguimos em direção a Soutelo, aqui seguimos pela direita até à Ponte de Soutelo e daqui até Tendais. Sem entrar no meio da aldeia deixamos o PR2 virando à direita por caminho estreito de uma pequena levada até encontrar um amplo caminho florestal que nos conduzi-o vale abaixo até à margem do Rio Bestança. Seguimos por lameiros junto ao rio até à intersecção, junto a uma ponte de cimento, o PR1 e PR2, local designado por Prado, aqui o percurso em direção a Vila de Muros é comum aos dois PR`s. Continuamos o percurso ao longo da margem do Bestança até cruzar a Ribeira de Barrondes por passadiço e chegar ao “Campo e Refugio do Prado”. Este foi o local escolhido para a pausa de almoço e da cesta! Depois da pausa merecida seguimos pelo caminho lajeado até Valverde e depois pelo asfalto até Vila de Muros onde terminamos o percurso.

PONTOS DE INTERESSE:
Rio Bestança*, Ponte de Covelas, Aldeia de Covelas, Caminho da carreira Chã, Ponte de Soutelo, Prado do Bestança, Ribeira de Barrondes e Moinhos.

* O rio Bestança nasce nas Portas de Montemuro, na serra do mesmo nome, e morre em Porto Antigo, na margem esquerda do rio Douro. São 13,5 Km de curso, numa extensão de verdura e águas sempre cristalinas que o fazem um dos rios mais limpos da Europa. Espécies como a Lontra, Truta e Ginetas dependem do equilíbrio ecológico do vale sulcado pelo rio.
Por outro lado, e desde tempos imemoriais, os velhos moinhos reclamam as águas livres do rio para moerem o milho e outros cereais, representando um valioso e genuíno património.

BREVE DESCRIÇÃO DOS PR`s
PR1 – Caminho do Prado
“Este é um percurso circular que se desenvolve no Vale do Bestança ao longo das margens do rio e que passa pelas localidades de Vila de Muros, Covelas e Vale Verde.
Tem início no Largo da Nogueira, em Vila de Muros, segue em direção à ponte Romana de Covelas, atravessando o rio Bestança para a margem direita e sobe à aldeia de Covelas por uma calçada antiga.
Volta, novamente, a cruzar o rio por uma ponte de cimento e chega a uma zona conhecida por Prado.
Depois, sobe por uma antiga calçada até Vale Verde, onde continua por asfalto até Vila de Muros."
PR2 - Rota do Vale
“A Rota do Vale é um percurso linear, com duas portas de entrada, que pode ser iniciado no Largo da Nogueira, na aldeia de Vila de Muros, ou nas Portas de Montemuro, junto da capela das Portas.
Desenrola-se num dos vales mais bonitos de Portugal, o Vale de Bestança, e ao longo de um dos rios mais limpos da Europa - o rio Bestança.
Este percurso conduz-nos por locais de elevado interesse paisagistico, cultural e arquitetónico, tais como: o Prado do Bestança; Ribeira de Tendais; Rio Bestança; Ponte de Soutelo; Eira Comunitária do Bustelo; Serra de Montemuro; Capela e Muralha das Portas de Montemuro.”

Fonte: Associação para a Defesa do Vale do Bestança
http://www.redescobrircinfaes.pt/index.php/viver/caminhadas
Waypoint

LARGO DA NOGUEIRA

Waypoint

PONTE DE COVELAS

Waypoint

COVELAS

Waypoint

INTERSEÇÃO PR2

Waypoint

ALDEIA DA CHÃ

Waypoint

PONTE E CALÇADA ROMANA

Waypoint

SOUTELO

Waypoint

PONTE DE SOUTELO

Waypoint

TENDAIS

Waypoint

SAIR DO PR2 (VIRAR À DIREITA)

Waypoint

PRADO (INTERSEÇÃO PR1 E PR2)

Waypoint

RIBEIRA DE BARRONDES

Waypoint

MOINHO

Waypoint

VALVERDE (FONTE)

1 comment

  • DiogoHiker 2017.11.01.

    I have followed this trail  View more

    Gostei da junção dos PR`s ficou um agradável percurso. Obrigado pela partilha.

You can or this trail