Idõ  7 óra 21 perc

Koordináták 1641

Uploaded 2020. szeptember 30.

Recorded szeptember 2020

-
-
1 063 m
660 m
0
4,5
8,9
17,81 km

Megtekintve 138 alkalommal, letöltve 8 alkalommal

közel Varzielas, Viseu (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"


ROTA DOS CABEÇOS (PR3)


Fomos a Varzielas, freguesia do concelho de Oliveira de Frades, para realizar o PR3 "Rota dos Cabeços". Percurso circular com cerca de 18km que tem início/fim junto à Igreja de São Pedro. O trilho é composto por duas partes distintas, montanha e rio. A primeira atinge na serra do Caramulo o ponto mais elevado de Oliveira de Frades (Alto das Pinoucas), com um terreno mais agreste rodeado de cabeços de granito e a parte final, após passagem pela típica aldeia da Bezerreira, percorre as margens da ribeira e do Rio Águeda onde a paisagem é mais verde e refrescante.

Iniciamos o trilho no estacionamento junto à Igreja Matriz de Varzielas, bem no centro desta localidade. Seguimos em direção à fachada principal da Igreja para continuar a calcorrear as ruas estreitas da aldeia com o seu casario em xisto em direção ao rio que atravessamos pela Ponte de Porta Moinho.


Cabeço das Feiticeiras

Agora começamos a subir, alcançamos pouco depois o cruzeiro, local de referência, associado ao nascimento da aldeia. Continuamos a serpentear a encosta, sempre a subir, passamos o Cabeço das Feiticeiras, e pouco depois alcançamos o topo da Serra, onde atingimos o ponto mais alto do concelho no Alto das Pinoucas (1062 m). No alto destacam-se o marco geodésico e o posto de vigia. A paisagem deste local é soberba, avista-se de um lado grande parte do concelho de Tondela, com destaque para a Vila do Caramulo, do outro lado, Águeda e a cidade de Aveiro com o mar como pano de fundo e para o norte toda a Serra da Freita, Arada e Montemuro (Serras de São Macário, Gralheira e Freita).

Aproveitamos o local para o reforço da manhã enquanto contemplávamos as magnificas panorâmicas. Várias fotos da praxe e retomamos o trilho. Recuamos 200 metros para seguir pela esquerda por caminho de pé posto entre diversos cabeços de granito, que dão o nome a esta rota, até entrar no estradão das eólicas. Seguimos o estradão, passamos pelo Cabeço do Zimbro, e alguns metros à frente voltamos a seguir à direita um caminho antigo em direção à típica aldeia da Bezerreira. Atravessamos a estrada asfaltada e subimos pelo denominado Jardim da Bezerreira até à dita aldeia. Atravessamos o casario e seguimos para o Parque Eólico do Caramulo.

No alto do Parque Eólico do Caramulo fizemos um desvio para conhecer o "Cabeço que Abana" (1200 metros ida e volta). Este foi o local escolhido para almoçar. Depois de almoço voltamos ao estradão das eólicas e descemos novamente até Bezerreira, passamos pela Capela local e iniciamos a descida junto às belas margens da Corga da Ribeira e do Rio Águeda. Atravessamos este rio pela ponte da Retorta, para o tornar a passar para a margem esquerda através de uma ponte em madeira junto a um antigo moinho.


Cabeço Que Abana

Percorremos grande parte da margem esquerda deste Rio, troço de rara beleza que nos leva até uma levada junto a um lameiro agrícola, aqui atravessamos novamente o rio para a margem direita. ATENÇÃO! Travessia condicionada ao caudal do rio, não existe ponte, no entanto não tem grandes dificuldades porque neste local a água tem pouca profundidade, molha pouco mais que os pés, mas as pedras são escorregadias.

Depois da passagem do rio seguimos agora na margem direita até ao Cabeço da Soalheira, uma pedra enorme rasgada ao meio por onde passamos, após passagem pela pedra e um pouco mais abaixo, para os mais arrojados, existe a possibilidade de descer até ao rio com ajuda da corda no local, a descida é acentuada, mas junto ao rio pode-se ver um belo poço de água “Poças do Batoco”.

Agora voltamos a subir em direção a Varzielas, a subida não é tão interessante porque faz-se por caminho florestal entre vários eucaliptos, até chegar ao cruzamento onde se encontra a Cruz da Via Sacra. Aqui, viramos à esquerda e por um caminho florestal descemos até ao Parque de Merendas do Viveiro, com bastante sombra e algumas mesas em pedra, o parque está um pouco abandonado e situa-se bem perto de onde iniciamos este percurso pela Serra do Caramulo. Pouco depois estávamos no estacionamento junto à Igreja de São Pedro, local de inicio e termino deste trilho.

FICHA TÉCNICA
Realização: setembro 2020
Percurso: Varzielas - Alto das Pinoucas - Bezerreira - Parque Eólico do Caramulo - Rio Águeda - Varzielas
Distancia: 17,8 km
Duração: 7h22min
Tempo em movimento: 4h48min
Tempo parado: 2h34min
Movimento médio: 3,7km/h
Acumulado positivo: 1006m
Acumulado negativo: 1009m





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

VARZIELAS

Waypoint

IGREJA DE SÃO PEDRO

Waypoint

PONTE DE PORTO MOINHO

Waypoint

CRUZEIRO

Waypoint

PANORÂMICA DA SERRA

Waypoint

CABEÇO DAS FEITICEIRAS

Waypoint

ALTO DAS PINOUCAS

Waypoint

CABEÇO DO ZIMBRO

Waypoint

PANORAMA BEZERREIRA

Waypoint

ALDEIA DA BEZEREIRA

Waypoint

PARQUE EÓLICO CARAMULO

Waypoint

DESVIO CABEÇO QUE ABANA

Waypoint

CABEÇO QUE ABANA

Waypoint

CABEÇO FURADO

Waypoint

CAPELA DE BEZERREIRA

Waypoint

CONJUNTO DE MOINHOS

Waypoint

RIBEIRO

Waypoint

RIO ÁGUEDA

Waypoint

MOINHOS

Waypoint

PONTE MADEIRA

Waypoint

MOINHO

Waypoint

CABEÇO DA SOLHEIRA

Waypoint

DESVIO POÇAS DO BATOCO

Waypoint

ROÇA DOS CABEÇOS

Waypoint

CRUZEIRO VIA SACRA

Waypoint

PARQUE DO VIVEIRO

Hozzászólások

    You can or this trail