Idõ  6 óra 58 perc

Koordináták 1675

Uploaded 2017. augusztus 29.

Recorded augusztus 2017

4,7
9,4

Megtekintve 1719 alkalommal, letöltve 135 alkalommal

közel Valle de Lago, Asturias (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O segundo dia da expedição aos lagos e vales de Somiedo leva-nos a uma travessia de montanha em pleno coração do Parque Natural de Somiedo, PR AS-15.1 até um dos locais mais icónicos: o Lago del Valle, declarado monumento natural em 2003. A beleza impressionante deste vale, das suas montanhas e do lago, torna este antigo circo glaciar um ponto obrigatório de contemplação na região asturiana.
O início do trilho é no Pueblo de Valle de Lago, o acesso ao “pueblo” é feito desde Pola de Somiedo, são 8 kms de estrada muito ingreme, em que o desnível é vencido ao ziguezague. Situado a 1200 metros de altitude, Valle de Lago é uma localidade constituída por quatro “barrios”: Ribaluenga; La Caleya, La Quintana e L’Auteiro. Desta última sai o caminho de terra que ascende paralela ao Rio del Valle ao lago de mesmo nome. O parque de estacionamento localiza-se em Valle de Lago, a partir daqui seguimos a estrada inicialmente asfaltada a pé, passando por Auteiro onde começa o caminho de terra que segue paralelo ao Rio del Valle. O amplo caminho de terra está condicionado ao trânsito, apenas é permitido a circulação de veículos do Parque Natural ou das explorações agrícolas. O caminho atravessa os longos prados do vale, na primeira bifurcação seguimos pela direita, sentido Lago del Valle, mais à frente abandona-se o caminho principal PR AS-15.1 e seguimos um caminho que termina contra o muro de contenção do Lago del Valle, término da rota. Se se opta por realizar a segunda variante deve-se respeitar as propriedades. Nós optamos por seguir a variante, chegados ao lago, contornamos na sua totalidade o lago seguindo o sentido dos ponteiros do relógio, junto à cabana paramos para o reforço da manhã e apreciar tamanha beleza… O Lago del Valle, também conhecido como Lago del Ajo, é com os seus 24 hectares o maior da superfície das Astúrias. As suas dimensões são resultado das obras de aproveitamento hidroeléctrico da central de La Malva. O lago situa-se junto de um esplendido circo glaciar. Seguimos a margem do lago e seguindo pelo vale agora pela margem contrária à subida realizada, o caminho de terra conduz à Braña de Murias, sem chegar à braña, entre os Picos de las Morteras e La Peña Chana, viramos à direita, e em ziguezague ganhamos altura para chegar a Vegas de Cuevameliz, continuamos a subir até à seguinte colladina, La Bobia Sañéu. As panorâmicas a norte: Cordal de La Mesa, com a silhueta de Peña Negra de Teverga e a ladeira da conhecida Braña de La Corra. Superamos já quase todos os desníveis do dia, só nos resta um, descer por entre alguma vegetação até Braña de Sousas. O caminho de pé posto nem sempre está visível e o desnível do terreno também não ajuda mas com cuidado lá chegamos ao amplo caminho de terra que nos levou à Braña de Sousas. Pausa para almoço e alguns banhos de sol, de volta ao percurso, seguimos o caminho de terra sem qualquer dificuldade até Valle del Lago onde terminou esta rota imprescindível para conhecer uma parte do Parque Natural de Somiedo.

PARQUE ESTACIONAMENTO (VALLE DE LAGO)