aacoelho

Idõ  8 óra 48 perc

Koordináták 3664

Uploaded 2020. november 20.

Recorded november 2020

7,8

Megtekintve 3194 alkalommal, letöltve 76 alkalommal

közel Jundiaí, São Paulo (Brazil)

Chegamos antes das 6 h, estacionamos o carro próximo ao Bar Recanto e iniciamos a caminhada na Estrada da Laranja Azeda, seguindo por estradas de terra, subindo quase que o tempo todo, até a Antena da TV Cultura. Apesar da Antena estar no topo do morro, não tem visual de lá, ao contrário das montanhas de outras serras, as do Japi não possuem laje rochosa no topo, sem essa superfície rochosa a mata cresce de forma frondosa e impede o visual da região abaixo da montanha. Parece que isso ocorre em toda a Serra do Japi, a mata é impressionante, muito bonita e frondosa, com muitas nascentes e cursos d’água. A quantidade e tamanho das samambaiaçus que vimos é um bom sinal de mata preservada.
Deixamos a Antena para trás, descemos um quilometro, saímos da estrada de terra e seguimos por uma trilha na mata. Esse foi o trecho mais bonito da caminhada. Uma descida suave, com alguns trechos um pouco liso, mas bem tranquila pra descer. Existem várias bifurcações, é preciso atenção pra não errar. Por essa trilha chegamos à Cachoeira do Pinheirinho, não sei o nome das outras cachoeiras. Próximo à trilha da cachoeira encontramos um rancho abandonado, logo após o rancho a trilha é à esquerda. Essa cachoeira é bem bonita e tem um poço raso que até daria pra tomar um banho. Na trilha para a cachoeira encontramos o maior cogumelo tipo guarda chuva que eu já vi, com 15 cm de diâmetro e uns 40 cm de altura.
A partir da cachoeira seguimos a trilha e chegamos a duas bifurcações muito próximas uma da outra, pegamos a primeira e seguimos descendo até encontrar o rancho abandonado novamente. Pegamos a trilha à esquerda e continuamos o caminho até a trilha terminar na estrada de terra. Seguimos à direita para chegar às outras cachoeiras, andamos 400 metros já chegamos à entrada da segunda Cachoeira. Aqui cruzamos o rio duas vezes pulando pedras. Essa cachoeira também é bonita, o rio se divide em duas quedas uma de cada lado da pedra.
Voltamos para a estrada e continuamos mais 400 metros e lá está bem ao lado da estrada a terceira Cachoeira. Aqui tinha uma viatura da Guarda Municipal de Jundiaí, eles nos informaram que não pode descer nem no barranco pra tirar foto da cachoeira, a foto tinha que ser da estrada mesmo. Faço aqui uma observação, tem várias placas por todo o percurso alertando da proibição de nadar, ou seja, entrar nas cachoeiras, por se tratar de uma região preservada, quem desobedece pode ser multado.
Seguimos o caminho para a próxima cachoeira, esta foi uma decepção, não tem nem um metro de queda e o volume d’água estava bem mirrado apesar de ter chovido nos últimos 4 dias.
Fizemos uma pausa pra lanche numa mureta na beira da estrada e depois percorremos os 8 km de estrada de terra para chegar ao ponto de partida e ao carro.

Etrex 32x

D

Antena da TV Cultura, ponto mais alto do percurso

Intersection

Virar a esquerda e entrar na trilha

Aqui se inicia a trilha na mata.

Trilha

Folyó

Atravessar o Rio

Vízesés

Cachoeira do Pinheirinho (1)

D

Virar a esquerda

O rancho abandonado está do lado direito deste ponto