mv_mao

Moving time  4 óra 41 perc

Idõ  7 óra 34 perc

Koordináták 3286

Uploaded 2021. január 30.

Recorded január 2021

4,6
9,3

Megtekintve 893 alkalommal, letöltve 38 alkalommal

közel Jundiaí, São Paulo (Brazil)

Serra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura.

Trilha iniciada em uma antiga igrejinha às margens da Estrada da Laranja Azeda, que da acesso às torres da TV Cultura no topo. Foi aonde deixei o veículo estacionado.

O início é de uma looonga caminhada em estrada de terra, que apesar de simpática é um longo aclive e pode ser evitado (explicarei melhor).

Após a subida, inicia-se a trilha já bem no topo e antes de chegar nas torres. Não há mirante pois o solo permite que a vegetação cresça frondosa. A trilha é, na verdade, uma antiga estrada de terra que deixou de ser usada por veículos, a tornando ideal para bikers e trail runners, que são abundantes nesse trecho. No caso do hiking, faz com que a dificuldade técnica seja baixa já que o piso é relativamente regular, a trilha é larga e de evidente visualização.
A vegetação, conforme li, é um dos últimos vestígios de Mata Atlântica na região; é belíssima e bem fechada.
Sempre descendo, pode-se observar bifurcações para trilhas e em uma dessas deve-se tomar à esquerda. A partir daí, a trilha fica um pouco mais fechada, mas ainda seguindo o padrão anterior. Aqui deixo um ponto de atenção pois visualizamos uma cobra Coral, que fugiu ao nos detectar. Mas todo cuidado é pouco.
Ainda descendo, atravessamos um belo riacho e logo avistamos um antigo rancho, que, em caso de chuvas repentinas, pode ser usado como abrigo. Após o rancho, deve-se tomar à esquerda, para seguir para a Cachoeira do Pinheirinho.
Mantendo a dificuldade técnica fácil, atravessar o riacho em 2 pontos para alcançar a cachoeira. Vale aqui um alerta: há algumas placas no caminho proibindo o banho, mas 2 grupos estavam fazendo uso do poço (que é pequeno) sem seguir as regras. Mas um bom ponto para um lanche!
Após a cachoeira, um breve aclive à direita. Aqui a antiga estrada torna-se bem erodida, aumentando o grau de dificuldade levemente, já que além de mais irregular tem pontos escorregadios (eu escorreguei). Mas nada complicado.
Mais um ponto de atenção, dessa vez uma Cascavel na trilha. Por ser larga, foi fácil contorná-la. Mas diferente da Coral, ela não só não fugiu como se colocou em posição de ataque (à distância). Minha sugestão é: sempre que realizar seus hiking's ou trekking's nos biomas brasileiros, fazer uso de uma perneira (ou polaina) que cubra até abaixo dos joelhos. É aonde a grande maioria dos ataques (que são raros) acontecem. E por favor: Não matar, machucar ou mesmo incomodar o animal, que está em seu habitat.
Mantendo a descida, chegar-se em outra estrada de terra. Um bom ponto para deixar o veículo e fazer esse log "na contramão".
Tomando à direita na saída da trilha, em pouco tempo chega-se na Cachoeira da Macumba. Local muito frequentado (novamente a placa de proibição de nadar) e um pouco sujo (lixo de todo tipo), já que o acesso fácil é convidativo a um público que pode não estar tão em sintonia com as boas práticas do montanhismo. Porém, visitei 3 quedas que, apesar de também terem poços rasos, são de beleza ímpar. Existe uma trilha que sobe a cachoeira, mas deixo a exploração para outra ocasião. Se alguém a fizer, por favor deixe comentários.

Retornamos novamente pela estrada de terra, movimentada e pouco atrativa, exceto por um trecho que tivemos um bom panorama novamente dessa bela serra e seu bioma.

OBSERVAÇÃO FINAL: Não sou fã de caminhadas em estradas de terra, então deixo como sugestão ou estacionar o carro no início da trilha (nas torres) ou no fim da trilha. Acredito que seja mais agradável.

🐍🐍ATENÇÃO🐍🐍: Mais uma vez deixo o alerta de visualização de cobras Coral e Cascavel. Atenção aonde pisa/se senta e, por favor, não incomode o animal.
Romok

Capelinha

(Aonde deixei o carro)

Casa datada de 1903

Estrada de terra

Looooooonga

Portão Parque Serra do Japi

Fechado - Siga em frente. Não é aí que vamos.

Estrada de terra

E tome subida!
Fénykép

Vista da Serra do Japi

Panoráma

Vista da Serra do Japi 2

Bela paisagem!

Início da trilha

Siga em frente! OBS: Para a direita vai para a torre da TV Cultura (não visitei). ATENÇÃO: Aqui recomendo deixar o carro e começar sua trilha!

Trilha

Antiga estrada de terra, que faz com que a trilha seja larga e extremamente visível.

Trilha2

Fácil visualização Atenção: Visualizei uma cobra Coral (não fui conferir se era a verdadeira ou a falsa)

Virar a esquerda

Sair da trilha principal e pegar à esquerda.

Trilha3

Um pouco mais fechada, mas ainda uma antiga estrada de terra que deixa bem visível

Trilha4

Bela vegetação da Mata Atlântica ao redor.

Pinguela

Atravessar o riozinho.
Szállás

Antigo Rancho

Local para se abrigar em caso de necessidade!

Rio

Atravessar

Aguas bem cristalinas. Atravessar
Vízesés

Cachoeira do Pinheirinho

Pocinho e águas cristalinas.

Trilha5

Um pouco mais fechada a trilha Atenção: Visualizei uma Cascavel!

Fim da trilha

Aqui retornamos à estrada de terra. OBS: Fica como opção para deixar o carro também.

Rio

Atravessar para chegar na cachoeira.