Moving time  3 óra 12 perc

Idõ  3 óra 37 perc

Koordináták 2454

Uploaded 2018. június 13.

Recorded június 2018

3,5
7,0

Megtekintve 1318 alkalommal, letöltve 30 alkalommal

közel Pero Negro, Lisboa (Portugal)

Partimos de Pero Negro em direcção a Patameira de Cima onde encontrámos o 1º Painer informativo da GR30 - Linha de Torres (https://en.calameo.com/read/000552822f0600a0e37e8). Passamos por Q.ta de A de Guerra onde explorámos as suas ruínas e seguimos em direcção à Serra do Socorro onde encontrámos a Ermida de Nossa Senhora do Socorro e o Posto de Comunicação, ponto mais alto desta serra e local com excelentes panorâmicas sobre as Serras do Socorro e Archeira. De regresso ao ponto inicial passámos por São Sebastião, Marmelal e Ervideira.

De uma maneira geral o percurso é simples e fácil de ser feito, seguindo na sua maioria por estradões. As excepções são na zona do Posto de Comunicação da Serra do Socorro onde a vegetação não estava limpa (o que calculo que não seja regra), aos 10,6 km(+/-) havia muita lama e poças devido aos sistemas de rega e entre os 11,3 e os 11,8 km onde praticamente não havia trilho, sendo necessário seguir por vegetação relativamente alta até se chegar ao estradão, neste troço havia também a necessidade de passar por uma linha de água. Todas estas situações foram assinaladas no percurso com fotos.
Fénykép

Vinhas, estufas e linha de comboio

Casal da Cruzinha

Marcação GR30

Painel Informativo GR Linha de Torres

Para quem quiser uma aventura maior ;)

Panorama - Percurso

Fonte

Antenas

Információs pont

Painel informativo - rotas e área de paisagem protegida das Serras do Socorro e Archeira

Circuito da Enxara: Locais de visita e explicação do panorama

Ermida de Nossa Senhora do Socorro - Posto de Comunicação

"As Linhas de Torres, com os seus 100km de extensão, exigiam um sistema de comunicações célere e eficaz. Foram escolhidos os pontos mais elevados em cada uma das linhas de defesa: na 1.ª Linha foram colocados postes de sinais em Moinho Branco (Alhandra), Forte Grande do Sobral, Serra do Socorro, Forte de S.Vicente e Forte do Grilo. A 1.ª Linha comunicava com a 2.ª Linha através da Serra do Socorro, que emitia as mensagens para o posto instalado no Cabeço de Montachique. Para leste deste ficava o posto da Serra de Serves e para oeste os postos de Sonivel, na Tapada de Mafra e de Ribamar (Ericeira). Do Cabeço de Montachique comunicava-se com Lisboa através do posto de sinais do Monsanto." fonte: http://itinerante.pt/comunicar-nas-linhas-de-torres/ mais info: http://www.cm-tvedras.pt/turismo/visitar/paisagem-protegida/

Faltou limpeza do trilho

Telégrafo

"O telégrafo era constituído por um poste e uma vara, na qual estavam colocadas cinco roldanas, através das quais passavam as cordas que elevavam balões, com cerca de 50cm de diâmetro e cheios de areia. A combinação dos balões com bandeiras e galhardetes colocados no topo do mastro (para a construção das centenas) e na roldana exterior, junto à vara (para a construção dos milhares), tornava possível formar códigos até ao número 10.000." fonte:http://itinerante.pt/comunicar-nas-linhas-de-torres/
Fénykép

Posto de observação de aves e rampa de voo

Posto de observação de aves: Cartaxo, Cuco, Estorninho preto, Melro, Pintassilgo, Trigueirão e Peneireiro - vulgar
Kút

Fonte

Sports facility

Campo de futebol

Associação cultural e recreativa s. Sebastião

Tanque público

Foto - rua seguida

A rua anterior também dá acesso ao mesmo destino

Desvio do caminho

Tentativa de evitar a lagoa de lama

Zona com muita lama devido aos sistemas de rega