Moving time  6 óra 41 perc

Idõ  10 óra 2 perc

Koordináták 4497

Uploaded 2020. augusztus 7.

Recorded augusztus 2020

6,7

Megtekintve 235 alkalommal, letöltve 8 alkalommal

közel Extrema, Minas Gerais (Brazil)

A extensão real dessa trilha gravando com um relógio Garmin Forerunner610 foi de 23,1 km, o celular é menos preciso e aumentou a extensão da trilha para 26,85 km.
Começamos a caminhar às 6:30h, decidimos fazer o percurso todo caminhando. Para não caminhar no acostamento da BR optamos por ruas e estradas rurais de Extrema, isso aumenta o sobe e desce e diminui a distância, caminhamos 8 km até chegar ao início da trilha, uma cerca de arame com uma placa proibindo a entrada, não tem muita opção tem que pular a cerca. Lembre-se que você entrará numa propriedade particular sem autorização.
Depois de 12 km, 810 m de desnível e 4:30 horas de caminhada chegamos no Pico do Lopo, foi lá que vi que a sola da bota Timberland tinha descolado quase totalmente, estava presa só no calcanhar, deixei para me preocupar com isso só depois do lanche de trilha, marmitinha de macarrão e lasanha de berinjela, comida dos Deuses num local maravilhoso como esse.
Com a barriga cheia analisei bem a bota, voltar descalço não era opção, surgiu a ideia de amarrar a sola e lembrei da corda que tinha levado na mochila. Fiz uma amarração nas duas botas para segurar a sola e continuamos a travessia. Com esse imprevisto não fomos nos pontos de interesse que estavam programados, Pedra 5 Dedos e Pedra do Sapo.
Terminamos a caminhada as 16:30 h, aliviado pela corda ter resistido às pirambeiras e às pedras do caminho e a sola da bota ainda estar no lugar. E por falar em pirambeira a descida da pedra do Sapo é bem íngreme, desce 390 metros em 1,5 km de trilha, em época de chuva deve ficar bem escorregadia.
A Serra do Lopo é muito bonita, o visual lá de cima vale a pena.
O nível de dificuldade técnica da trilha é Moderada. Porém é fundamental ter um bom preparo físico para fazer esse tipo de travessia, não só pela distância, mas pelo desnível.

Casa abandonada

Trilha a esquerda

A trilha à direita também serve, existe uma passagem na cerca mais à frente.

Pedra

Pico do Lopo visto da Pedra das Flores

Lajeado Mirante Extrema

Fénykép

Ponto de água quase seco

Pedra dos cabritos

Água

Figueira

Fénykép

Fim da trilha, fim da bota