aacoelho

Moving time  4 óra 13 perc

Idõ  7 óra 8 perc

Koordináták 2793

Uploaded 2019. január 13.

Recorded január 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 190 m
966 m
0
3,9
7,8
15,53 km

Megtekintve 340 alkalommal, letöltve 26 alkalommal

közel São Gonçalo do Rio das Pedras, Minas Gerais (Brazil)

A serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico, estendendo-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.
Foi ao longo da serra do Espinhaço que a mineração, no período colonial se deu, principalmente. [1] E foi na Serra do Espinhaço, em consequência, que os núcleos urbanos mais importantes se formaram (Ouro Preto, Sabará, Serro e São João Del Rei, por exemplo, dentre outros).
Seu nome fora dado pelo geólogo alemão Wilhelm Ludwig von Eschwege no século XIX. É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do rio São Francisco e as redes de drenagem dos rios que correm diretamente para o oceano Atlântico.
A serra do Espinhaço foi considerada pela ONU em 27 de junho de 2005 a sétima reserva da biosfera brasileira, devido à sua grande diversidade de recursos naturais.
A serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. Tem cerca de 1000 quilômetros (km) de extensão e sua largura varia apenas entre 50 e 100 km. Entre os municípios que são cortados pela serra do Espinhaço estão Ouro Branco, Ouro Preto, Catas Altas, Caeté, Serro, Diamantina, Botumirim, Grão Mogol, Itacambira, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Olhos-d'Água, e Monte Azul.
Nesta viagem ficamos fizemos trilhas na região de Gouveia a Diamantina.

Trecho São Gonçalo do Rio das Pedras a Capivari
A trilha que sai da cidade é passa por uma matinha e segue assim ao longo da subida, depois vem a paisagem típica do Espinhaço com muitas rochas expostas e vegetação de cerrado. Após 4 km de caminhada chegamos á cachoeira da Rapadura, para nossa surpresa ela é subterrânea, o rio passa por baixo da pedra e lá forma a cachoeira. Seguimos para a Cachoeira da Grota Seca 1 km à frente, a cachoeira de água escura é bem pequena.
Seguimos par a Cachoeira do Retiro, esta apesar de pequena possui um poço muito bom e foi aí que paramos para banhar e lanchar.
Após esse descanso seguimos pela trilha praticamente plana por 5 km até Capivari.

Esta trilha passa por lugares muito lindos e preservados, o nosso guia Julio (whatsapp 19-998711133) conhece muito a região e possibilitou essa trilha por caminhos e trilhas pouco utilizados.
Vízesés

Cachoeira da Rapadura

Vízesés

Cachoeira Grota Seca

Fénykép

Estrada dos escravos

Fénykép

Vista da Serra do Raio

Vízesés

Cachoeira do Retiro

Vallási helyszín

Capela em Capivari

3 hozzászólás

  • joaorafaelcnc 2021.05.20.

    Segui esta trilha de são Gonçalo até Capivari. Marcação perfeita, obrigado.

  • joaorafaelcnc 2021.05.20.

    I have followed this trail  View more

    Segui perfeitamente, sem problemas.

  • Fénykép aacoelho

    aacoelho 2021.05.20.

    Essa região da Serra do Espinhaço é muito bonita. Como é de campo aberto é fácil seguir as trilhas.

You can or this trail