Moving time  14 óra 10 perc

Idõ  2 nap 7 óra 48 perc

Koordináták 6248

Uploaded 2019. április 21.

Recorded április 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 254 m
166 m
0
8,6
17
34,29 km

Megtekintve 424 alkalommal, letöltve 71 alkalommal

közel Águas Mornas, Santa Catarina (Brazil)

Travessia Parque Estadual Serra do Tabuleiro - SC
(Início em Santo Amaro da Imperatriz a São Bonifácio)

Trilha com acampamento realizado em dois dias e meio.
19, 20 e 21 de Abril de 2019.

O Pico do Tabuleiro é a montanha mais alta do Parque Estadual do Tabuleiro (P.E. Serra do Tabuleiro) com mais de 1200 metros de altitude. Deste pico, é possível ter uma vista da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis) e das encostas da Serra Geral.
A maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
O nome da unidade de conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque, que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.
Formada por ecossistemas de Floresta Pluvial Atlântica, Matinha Nebular e Campos de Altitude, com direito à admiração das belezas e espinhos de arbustos, bromélias, samambaias e capins cortantes.
As árvores altas gentilmente permitem que a luz dourada do Sol enfeitasse a trilha, descortinando um espetáculo gracioso de efeitos visuais desconcertantes no caminho até o visual do topo, das cadeias de montanhas que abraçam as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Florianópolis valem muito a pena este percurso.

Trilha difícil com muitos trechos de subida e mata fechada, não recomendada para iniciantes. Muitos trechos são em mata fechada e não existe uma trilha bem demarcada. Um facão é importante em vários trechos de bambuzal e plantas espinhosas.
Altamente recomendável uso de GPS e um breve conhecimento de orientação em trilhas, principalmente orientação visual, trajeto de difícil orientação se tiver neblina se intensifica essa dificuldade.
Recomendável uso de bastão de caminhada ou cajado, para auxiliar em travessias de rios e verificação de terrenos em vários pontos, além de auxílio devido a dificuldade do terreno.

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
( Aroldo, Dayanne, Edezio, Johnny, Karin).
Água
Mini clareira
Riacho, tem áreas próximas para acampamento e lugar para banho.
Bom para pegar água

4 hozzászólás

  • Fénykép Elliann Marks

    Elliann Marks 2019.04.23.

    E ai, te sigo no wikiloc e aproveito seus tracklogs tem um tempo já, mudei para Florianópolis em janeiro. Fez a travessia nesse feriadão? Quase fui na sexta, mas não estou com bom pressentimento de fazer ela sozinho. Ai acabei adiando, hehehe.

  • Fénykép gvogetta

    gvogetta 2019.04.24.

    Salve Johnny!
    Belíssima travessia. Fui conhecer efetivamente esse trajeto tardiamente, apesar de alguns anos planejando fazer. Por um motivo ou outro acabava não saindo do papel. Somente ano passado deu certo de percorrer essa serrania, e achei excepcional, especialmente por ter conseguido fazer com condições metereológicas excelentes e contar com parceria de ótimos amigos que conseguiram também acertar as agendas. Este ano penso em voltar e fazer a travessia deste maciço no sentido transversal (Queçaba x Vargem do Braço). Outra que está me 'coçando', depois de conhecer essa região é percorrer a linha de serra do Massiambu.
    Conhece alguma dessas?

  • Fénykép Bruno da Silva Guimarães

    Bruno da Silva Guimarães 2019.06.23.

    I have followed this trail  ellenőrzött  View more

    Excelente tracklog, parabéns! Eu e um amigo fizemos nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2019.
    Fizemos sentido São Bonifácio- águas mornas.
    Acampamos nos mesmos lugares que vc. Suas informações foram muito úteis. Obrigado mestre!

  • Fénykép Johnny S

    Johnny S 2019.06.23.

    Opa. Valeu Bruno.
    Muito obrigado pelo feedback.
    Abraços e boas trilhas.

You can or this trail