letexe
345 7 16

Koordináták 329

Uploaded 2012. október 6.

Recorded október 2012

1,7
3,4

Megtekintve 12871 alkalommal, letöltve 203 alkalommal

közel Meio do Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Antigo Caminho do ouro a estrada Real ou caminho velho da Serra é uma estrada construída de pedras pelos escravos com a finalidade de subir a serra de Petrópolis com as carruagens reais, dentre outros interesses. Hoje, ainda é possível admirar o belíssimo trabalho feito pelos escravos.
Fica entre a localidade de Raiz da Serra, no Município de Magé, e o ponto a dois quilômetros antes do Alto da Serra. A Calçada de Pedra fica na margem esquerda do vale do rio Carioaba, tem o seu início na raiz da Serra que lhe deu o nome, na localidade de Vila Inhomirim, e finaliza na garganta que se abre para o atual bairro petropolitano Alto da Serra. O calçamento utilizando-se de lajes de pedra, visava prover melhor conservação da estrada pela qual era feito todo o trânsito de passageiros, animais e mercadorias, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Essa trilha pode ser feita tanto subindo quanto descendo , em época de chuva tem que se ter cuidado com as pedras que acumulam limo e se tornam escorregadias, no trajeto existem alguns poços de água cristalina e no final da trilha você pode ir até o Bar do Peixe na Raiz da Serra o lugar serve porções de peixe com preço bem acessível vale a pena terminar a trilha lá , perto do bar do Peixe existe um outro bar com piscina que cobra bem barato o uso da mesma , ótima dica pra dar uma refrescada no calor !

Existe uma linha de ônibus que faz a ligação entre Petrópolis e a Raiz da Serra em Piabetá o valor da passagem é de R$ 3,50 e o intervalo costuma ser de meia hora entre as viagens !

Hora de Inicio: 10/06/2012 08:18

Hora de Fim: 10/07/2012 12:04

Distancia Percorrida: 7,6 km (03:45)

Tempo em andamento: 01:29

Perca de altitude: -771 m

Tempo de Subida: 01:08

Tempo de Descida: 02:35

Trilha mapeada por Alessandro Texe e Edson Pereira / Fotos Edson Pereira e Flavio Texe .
Intersection

Entrada da trilha siga pela esquerda

Começo da Trilha de Pedras

Folyó

Água potável

Menedékház

Bar do peixe

Bar com Piscina

Final da trilha ponto de onibus

Bairro Alto da Serra - Petrópolis ( Cabine da Policia )

Híd

Ponte da Grota Funda

Poço

Segundo Pontilhão

10 hozzászólás

• Fénykép wiltonaraujo

wiltonaraujo 2015.01.02.

Apenas descida é fácil, descer e subir como fiz é moderado. Recomendo subir e depois descer não tem erro.

Deve ter cuidado na descida, seguem se os postes até aparecer uma trilha bem batida à esquerda, depois há uma bifurcação que pega se à direita, depois começa o calçamento de não tem erro mais.

Vale a pena.

• Lanzetti 2015.08.12.

Esta trilha vale a pena pela paisagem dos pontilhões e pelo caminho através da mata. Infelizmente as pedras dificultam um pouco quem vai descer pela trilha, por isso recomendo que façam a trilha subindo a Petrópolis. Alguns trechos mais íngremes, mas indo devagar (3-4h) é possível chegar sem maior esforço. Os pontos de água infelizmente estão secos ou quase secos, então recomendo que levem o tanto de água que irão consumir.

• Fénykép Anderson Lima

Anderson Lima 2015.09.04.

Paisagens belíssimas.

• murilopbraz 2016.05.10.

Fiz esta trilha a mais de 15 anos e tenho vontade de voltar, mas não sei como está a questão da violência pois esta trilha não tinha sinalização e passava por dentro de algumas comunidades da Serra Velha da Estrela.
    Mesmo assim , valeu muito a pena!

• Fénykép Ricardo Gonçalves.

Ricardo Gonçalves. 2016.11.23.

Essa trilha tem como denominação Atalho do Proença, que era o dono de terras na região e foi incumbido de fazer uma nova via para fugir dos assaltantes que atacavam na Trilha do Ouro tradicional.

Trilha tranquila de ser feita, somente com cuidado se tiver chovido pois as pedras ficam escorregadias...

• deolindooliveira 2017.06.29.

Alguem sabe se é possível subir de mountain bike?

• Lanzetti 2017.06.29.

Subir é bem complicado. Descer é possível, mas difícil.

• Fénykép sharkeugenio

sharkeugenio 2020.02.12.

Trilha tranquila de subir e depois descer de transporte público a partir do Alto da Serra (R$ 7 em fev/20). Em alguns pontos do Rio Carioaba percebe-se o acúmulo de resíduos plásticos e restos de tecidos que são jogados na parte alta da drenagem. Belo visual dos Maciços da Tijuca e Pedra Branca, fundo da Baía de Guanabara e montanhas do entorno da subida da serra!

• Fénykép Thiago Kling

Thiago Kling 2020.10.18.

acabo de chegar dela (18/10/20) e foi muito tranquilo. A fiz descendo, e reitero que é preciso cuidado com as pedras escorregadias. Recomendo que a façam com um bom calcamento e se possível, uma calça Jeans. Passamos por uma cobra peçonheta bem grande (marrom e preta. Reconheci peçonha pela cabeça triangular). Água recomendo apanhar apenas logo após a bifurcação. Infelizmente mais lá pro fim da desc. a água me pareceu beeeem suja e até mau cheirosa em alguns pontos.