caminhodosveadeiros.oficial

caminhodosveadeiros.oficial

Perfil oficial da Trilha de Longo Curso CAMINHO DOS VEADEIROS.

O CAMINHO DOS VEADEIROS é uma Trilha de Longo Curso para CAMINHADA e CICLOTURISMO que integra o Caminho dos Goyazes, no âmbito da Rede Brasileira de Trilhas.

Com extensão aproximada de 483 km para trekking e 400 km para ambas rotas de cicloturismo, os traçados partem de Formosa (trekking e cicloturismo – caminho baixo) ou Planaltina de Goiás (cicloturismo – caminho alto) e seguem no sentido Sul-Norte até Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, região que dá nome à trilha e inspira a marca da sinalização.

Ao longo do Caminho o CV passa também pelos municípios de Água Fria de Goiás, São João da Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul, além de percorrer mais de 20 Unidades de Conservação, com destaque para o Parque Municipal do Itiquira, Parque Estadual da Catarata dos Couros e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Além da grande relevância das áreas naturais abrangidas, a região abriga ambientes de grande beleza cênica, com diversidade geológica única, que forma imensos cânions, bordas de chapada com inúmeros mirantes e diversas quedas d’água cristalinas, incluindo as maiores cachoeiras de Goiás, como, p.e., as Cachoeiras do Label e do Itiquira.

Considerando todos os atributos naturais e sociais da região, o Caminho dos Veadeiros tem como objetivo atender aos princípios do Ecoturismo e servir instrumento de conservação da natureza; de geração de trabalho e renda; e recreação e lazer.

Óta tagja augusztus 2019